Estapar investe em energia fotovoltaica

aeroportotjobim-82

Presente em 75 cidades, localizadas em 17 estados brasileiros além do Distrito Federal, a Estapar administra hoje cerca de mil estacionamentos, que somam 400 mil vagas. Um deles fica no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que acabou de receber um investimento de R$ 500 mil para a implantação de um sistema de energia fotovoltaica.

De acordo com o CEO da Estapar, André Iasi, a tecnologia vai gerar 115.769 kWh/ano e atenderá 85% do consumo de energia do estacionamento. “Com o projeto, a economia na conta de energia elétrica será de 80%”, afirma, explicando ainda que a escolha por Confins para inaugurar a iniciativa se deu em razão da grande incidência solar no local e de sua planta privilegiada.

O estacionamento é um dos maiores da Estapar: ocupa 25 mil metros quadrados e tem 1.200 vagas. A ação foi motivada, segundo Iasi, pela cultura organizacional da empresa, que tem entre os seus pilares de atuação a promoção da melhoria da mobilidade urbana com foco na qualidade de vida da sociedade. “Tornar as operações da Estapar cada vez mais sustentáveis faz parte dos nossos valores. Já usamos energia solar nos parquímetros de vagas rotativas em diversas cidades brasileiras e agora começamos a estender esta tecnologia para nossos estacionamentos. A redução de emissão de poluentes se alinha a este objetivo”, explica. Nesse sentido, outra iniciativa da Estapar é a disponibilização de carregadores para carros elétricos nas garagens da rede. A tecnologia já está disponível em estacionamentos como o do Aeroporto de Recife (PE). Em razão do aumento da frota de veículos elétricos brasileira, o recurso, diz o CEO, será estendido para outras localidades.

Fonte: Diário do Comércio - MG - 27/10/2017

Os estacionamentos e a reforma trabalhista

Por Jorge Hori* A reforma trabalhista ampliou o leque de alternativas de contratação da mão de obra pelos estacionamentos, mas não se aplica adequadamente a cada categoria ou subcategoria (...)

Sem debate sobre a mobilidade urbana