Estapar fará mudanças na Área Azul (Americana/SP)

Iniciada em janeiro, a nova Área Azul digital em Americana será alterada para atender a solicitações de comerciantes e usuários do sistema de estacionamento rotativo pago informatizado. A informação é do diretor da concessionária do sistema, a Estapar, Adélcio Antonini.

Além das sugestões de vereadores, que pleiteiam alterações no sistema, vários pedidos de mudanças na Área Azul foram também protocolados pela direção da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) na prefeitura e na Estapar, depois que dirigentes da entidade do comércio se reuniram com representantes da Administração e da empresa.

Desde 14 de janeiro, o sistema de estacionamento pago na cidade foi ampliado de 600 para 2.020 vagas, com o mesmo valor por hora que era cobrado antes da informatização: R$ 2,50 para carros e R$ 1,00 para motos. Contudo, a expansão da cobrança por vagas em áreas além da região central gerou reclamações de condutores e de comerciantes, sobretudo os instalados em locais onde, antes, não havia estacionamento pago.

Entre as várias sugestões de mudança já acatadas pela empresa está uma nova forma de cobrança, que permitirá ao condutor estacionar seu veículo em dois ou mais setores diferentes, desde que dentro do período de estacionamento adquirido. Isso não é possível hoje.

A Estapar também já decidiu que vai ampliar a oferta de vagas rápidas no sistema – chamadas de Zona Branca, onde é possível estacionar por 15 minutos sem cobrança de tarifa. O limite máximo de 20 minutos para o cadastro do veículo no sistema informatizado, em áreas próximas a hospitais e clínicas médicas, também deve ser revisto e ampliado. Ainda serão analisados pedidos de alteração do tempo máximo de parada, hoje em 2h e 4h, dependendo da região. “Tenho certeza que logo vamos noticiar ajustes positivos no sistema, que vai ao encontro às dúvidas e algumas reivindicações corretas e justas”, declarou.

Fonte: Todo Dia - Americana - 16/02/2019