Estacione com total segurança

Um desafio frequente das pessoas que adotam a bike como modal para seus deslocamentos diários é a falta de locais seguros para estacionar. O ciclista catarinense Daniel Kohntopp da Silva, 30 anos, sentiu essa necessidade logo que chegou a São Paulo, em 2011. “Nunca gostei de deixar minha bike com corrente em postes e a maioria dos estacionamentos não aceitava o veículo. Então, comecei a pensar em um aplicativo para resolver isso”, conta Kohntopp.
Foi dessa dificuldade inicial que a Bike& Park nasceu, empresa que começou a operar em dezembro de 2019 com o propósito de facilitar a vida dos ciclistas que pedalam diariamente pela cidade de São Paulo. De forma resumida, o aplicativo indica estabelecimentos de acordo com o trajeto do ciclista, estacionamentos parceiros da startup e que possuem seguro negociado pela B&P. “Estamos sempre em contato com novos estacionamentos para ampliar nossa rede de bicicletários à disposição dos usuários”, explica o fundador da empresa.
Fácil de usar
Por meio do app, o ciclista faz seu cadastro pessoal e o da sua bicicleta, enviando fotos e algumas informações iniciais, e a plataforma indica os pontos de estacionamento da rede de bicicletários da Bike& Park pelas regiões da cidade. Dentro dos estacionamentos parceiros a empresa instala bicicletários no formato de U invertido, onde o próprio usuário acomoda sua bike e coloca cadeado, equipamento que é obrigatório. “O ciclista tem que fazer um check-in com o próprio celular, que é muito simples, via QR Code. Isso ativa a cobertura completa do seguro”, explica Kohntopp. Para usufruir do serviço, basta escolher um modelo de assinatura e a forma de pagamento. E ir a seus compromissos tranquilamente, pois as bicicletas possuem seguro com cobertura no valor de R$ 10 mil.
Em movimento
Desde o lançamento, em 2019, as mudanças na forma de operar da startup foram frequentes. “Durante o primeiro semestre de operação, oferecíamos quatro opções de plano. Hoje, simplificamos e a assinatura para o ciclista é única, no valor de R$ 15 ao mês, paga por 12 meses”, explica o fundador da B&P. Ele conta também que os usuários podem fazer um teste gratuito durante o primeiro mês. Atualmente, a plataforma conta com mais de mil ciclistas cadastrados, dos mais variados perfis, como pessoas que utilizam os estacionamentos em seus momentos de lazer, trabalho ou outros compromissos e até mesmo entregadores de aplicativos.
Um dos cadastrados é o advogado Rodrigo Guimarães da Silva Ferreira, 36 anos, que deixa sua bike em estacionamentos próximos à Rua Haddock Lobo. “Descobri o serviço logo no início da pandemia, em abril, porque tive que voltar ao escritório e resolvi ir de bicicleta. Achei superprático e funcional, porque, com a mensalidade, não é necessário pagar mais nada no estacionamento. Como melhoria, sugiro aumentar a quantidade de vagas, porque já está ficando bem cheio”, diz.
Fonte: O Estado de S. Paulo - Mobilidade - 26/08/2020