Parking News

Notícias Sindepark

Estacionar próximo do destino é uma necessidade

12/06/2018


Voltar


logosindepark2-104

A seguinte matéria, com entrevista do presidente do Sindepark, Marcelo Gait, foi publicada na edição nº 242 do boletim bimestral impresso da Fiabci  - Brasil (Federação Internacional Imobiliária) e também na versão online (http://www.fiabci.com.br/)

Mesmo com todas as mudanças advindas com as tecnologias, as questões envolvendo mobilidade urbana estão sempre pautadas nas solicitações da população. O crescimento do número de aplicativos e alternativas de transporte representam um ganho na qualidade de vida. Nos últimos anos surgiram diversos aplicativos de carona, compartilhamento de veículos e aluguel de carros. Por essa razão, pode-se prever que os veículos ainda continuarão a fazer parte da vida das pessoas por muitos anos. E, quando as pessoas não escolhem se locomover por um aplicativo, elas utilizam o carro próprio, nesse contexto surge outra necessidade: a de estacionar o carro num lugar próximo do destino. Isso é refletido nos números do setor de estacionamentos, que vem crescendo mesmo com a crise.

1) Por que as pessoas no Brasil utilizam carros para locomoção?

Por várias razões. Somente em São Paulo, cerca de 30% da população se locomove de carro. É um número semelhante à parcela que usa transporte público ou prefere caminhar. Esta realidade ocorre por conta da distância entre onde as pessoas moram e as oportunidades de trabalho, serviços e lazer. Os carros são um dos principais motores da economia e as pessoas os utilizam porque precisam; seja como uma alternativa mais independente de deslocamento, mais rápida, barata ou prática, de acordo com a necessidade de cada um.

 

2) Qual a importância dos estacionamentos nesse cenário?

Os estacionamentos são de vital importância para atividade do comércio em várias regiões da cidade, evitando o surgimento de zonas decadentes e garantindo a praticidade econômica e valorização de diversos endereços. Acredito que no futuro veremos os estacionamentos não só como lugar para deixar nossa propriedade, mas como locais para carregamento de carros elétricos, pontos de coleta e devolução de automóveis compartilhados e manutenção de veículos autônomos.

 

3) Utilizar o transporte público não seria uma saída para diminuir o trânsito?

Para diminuir o número de pessoas que utilizam os automóveis particulares, precisamos de alternativas melhores e que atendam a todas as classes sociais. No que diz respeito ao transporte público, ainda estamos longe desta realidade.

Fonte: boletim FIABCI Hoje, maio-junho 2018, nº 242


Outras matérias da edição


Estacionamentos e os ajustes à demanda

Por Jorge Hori* - O "mercado" caminha no sentido da redução g (...)


Sindepark divulga resultado de pesquisa no Centro Parte 1

O Sindepark está realizando pesquisa sobre a atividade na região Centro da cidade de São Paulo. Devido &ag (...)


OIT confirma que reforma trabalhista respeita direitos

Após as informações prestadas pelo governo brasileiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) (...)


Indigo aposta no mercado de Minas Gerais com cinco novas operações

A Indigo, operadora francesa de estacionamentos presente em três continentes, pretende expandir a sua atuação em Mi (...)


Projeto visa extinguir a cobrança de uma hora (Votuporanga/SP)

Tramita na Câmara Municipal de Votuporanga uma proposta para extinguir a cobrança fracionada de uma hora para esta (...)


Área Azul terá período gratuito (Rio Claro/SP)

Os motoristas que utilizam o sistema de área azul em Rio Claro devem ficar atentos. A Hora Park, empresa que administr (...)


BH adota rotativo digital (MG)

A forma como o belo-horizontino estaciona seu veículo em vagas públicas vai mudar depois de 50 anos da publicação (...)


Seguro no parquímetro (Vila Velha/ES)

Projeto do vereador de Vila Velha Heliosandro Mattos prevê que a empresa que explora o estacionamento rotativo cont (...)


Estacionar em local proibido lidera o ranking das infrações (ES)

Nos cinco primeiros meses deste ano, 1.282 motoristas foram multados por estacionar em locais proibidos no Espírito Santo &mdash (...)


Estacionamentos gratuitos em Jaboatão (PE)

Seis estacionamentos de pontos comerciais dos bairros de Piedade, Candeias e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, foram d (...)


O estacionamento do futuro

O carro elétrico, em breve, vai dominar as grandes cidades - esse é o plano de praticamente todas as grandes montador (...)


O excêntrico “Museum Garage” de Miami

  Após mais de dois anos de planejamento e construção, o Miami Design District está abrindo o tão esperado Museum Garage. O complexo eclético está localizado a apenas (...)


Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui