Parking News

Estacionar próximo do destino é uma necessidade

logosindepark2-104

A seguinte matéria, com entrevista do presidente do Sindepark, Marcelo Gait, foi publicada na edição nº 242 do boletim bimestral impresso da Fiabci  - Brasil (Federação Internacional Imobiliária) e também na versão online (http://www.fiabci.com.br/)

Mesmo com todas as mudanças advindas com as tecnologias, as questões envolvendo mobilidade urbana estão sempre pautadas nas solicitações da população. O crescimento do número de aplicativos e alternativas de transporte representam um ganho na qualidade de vida. Nos últimos anos surgiram diversos aplicativos de carona, compartilhamento de veículos e aluguel de carros. Por essa razão, pode-se prever que os veículos ainda continuarão a fazer parte da vida das pessoas por muitos anos. E, quando as pessoas não escolhem se locomover por um aplicativo, elas utilizam o carro próprio, nesse contexto surge outra necessidade: a de estacionar o carro num lugar próximo do destino. Isso é refletido nos números do setor de estacionamentos, que vem crescendo mesmo com a crise.

1) Por que as pessoas no Brasil utilizam carros para locomoção?

Por várias razões. Somente em São Paulo, cerca de 30% da população se locomove de carro. É um número semelhante à parcela que usa transporte público ou prefere caminhar. Esta realidade ocorre por conta da distância entre onde as pessoas moram e as oportunidades de trabalho, serviços e lazer. Os carros são um dos principais motores da economia e as pessoas os utilizam porque precisam; seja como uma alternativa mais independente de deslocamento, mais rápida, barata ou prática, de acordo com a necessidade de cada um.

 

2) Qual a importância dos estacionamentos nesse cenário?

Os estacionamentos são de vital importância para atividade do comércio em várias regiões da cidade, evitando o surgimento de zonas decadentes e garantindo a praticidade econômica e valorização de diversos endereços. Acredito que no futuro veremos os estacionamentos não só como lugar para deixar nossa propriedade, mas como locais para carregamento de carros elétricos, pontos de coleta e devolução de automóveis compartilhados e manutenção de veículos autônomos.

 

3) Utilizar o transporte público não seria uma saída para diminuir o trânsito?

Para diminuir o número de pessoas que utilizam os automóveis particulares, precisamos de alternativas melhores e que atendam a todas as classes sociais. No que diz respeito ao transporte público, ainda estamos longe desta realidade.

Fonte: boletim FIABCI Hoje, maio-junho 2018, nº 242

Categoria: Notícias Sindepark


Outras matérias da edição

Estacionamentos e os ajustes à demanda

Por Jorge Hori* - O "mercado" caminha no sentido da redução geral da demanda por vagas em estacionamentos pagos. Além da compressão quantitativa decorrente de fatores externos, há substanciais mudança (...)

Área Azul terá período gratuito (Rio Claro/SP)

Os motoristas que utilizam o sistema de área azul em Rio Claro devem ficar atentos. A Hora Park, empresa que administra o serviço, está fazendo mudanças no cartão recarregável que passará a contar com (...)

BH adota rotativo digital (MG)

A forma como o belo-horizontino estaciona seu veículo em vagas públicas vai mudar depois de 50 anos da publicação da lei que criou o faixa azul, com a gradativa substituição dos tradicionais talões po (...)

Seguro no parquímetro (Vila Velha/ES)

Projeto do vereador de Vila Velha Heliosandro Mattos prevê que a empresa que explora o estacionamento rotativo contrate seguro contra furtos, roubos e danos aos veículos estacionados em suas vagas, du (...)

Estacionamentos gratuitos em Jaboatão (PE)

Seis estacionamentos de pontos comerciais dos bairros de Piedade, Candeias e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, foram determinados dia 7 a deixar de cobrar pelo acesso de veículos porque não possue (...)

O estacionamento do futuro

O carro elétrico, em breve, vai dominar as grandes cidades - esse é o plano de praticamente todas as grandes montadoras. Governos de vários países já adotam uma legislação que visa a diminuição paulat (...)

O excêntrico “Museum Garage” de Miami

Após mais de dois anos de planejamento e construção, o Miami Design District está abrindo o tão esperado Museum Garage. O complexo eclético está localizado a apenas dois quarteirões do Iwamato Scott's (...)


Seja um associado Sindepark