Parking News

Pode chegar a até 30 minutos o tempo médio levado pelos motoristas para encontrar uma vaga para estacionar no Centro de Piracicaba. A dificuldade para parar o carro é maior nos horários de pico do comércio, como próximo das 12h. Com a abertura das lojas à noite, a dificuldade também é verificada. O Jornal de Piracicaba saiu às ruas com o objetivo de cronometrar o tempo gasto para encontrar uma vaga para estacionar na região central.
A ideia foi parar o carro, no máximo, a duas quadras de supostos destinos. Em uma das tentativas, a vaga só foi encontrada após quase 15 minutos.
Já em outros trechos (ruas do Rosário, Boa Morte, XV de Novembro e Dom Pedro I), a demora foi entre 10 e 20 minutos. Já no sábado, a situação foi pior. Por ser sábado e estar um dia chuvoso, o tempo que a reportagem demorou para estacionar na rua Governador Pedro de Toledo foi de pelo menos 30 minutos.
Apesar das 3.346 vagas disponíveis, encontrar um espaço para estacionar requer paciência e sorte. Motoristas questionam a rotatividade proporcionada pela Zona Azul.
O vigilante José Hélio Fernandes, morador do Centro, disse que o tempo máximo de estacionamento, fixado atualmente em duas horas, deveria ser reduzido. Hoje quem vem ao Centro paga R$ 2 e fica duas horas parado. Quando o prazo está quase vencendo, é possível emitir outro tíquete para mais duas horas de estacionamento.
"Acho que este prazo máximo deveria ser de uma hora, sem possibilidade de renovação", afirmou. Marco Antônio Faria, morador do São Dimas, disse ter encontrado muita dificuldade para parar o carro na região do Mercado Municipal. "Até encontrar uma vaga dei pelo menos seis voltas no quarteirão. Como o trânsito é muito lento, eu calculo que o carro consumiu mais gasolina só para procurar a vaga do que no trajeto de casa até o Centro", relatou.
ESPECIALISTA
De acordo com o especialista em trânsito José Almeida Sobrinho, a falta de vagas se deve ao aumento na quantidade de veículos circulando, somada à estagnação na criação de novos espaços. "Uma das soluções seria proibir a renovação do cartão de estacionamento, além de estabelecer uma redução do período máximo de cada parada", afirmou. "Outro recurso seria a criação de estacionamentos verticais", apontou Sobrinho.
Fonte: Jornal de Piracicaba, 14 de dezembro de 2014

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Rodízio volta em 12 de janeiro (18/12/2014)

O rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso dia 24 devido ao período de festas e férias escolares. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a restrição volta apenas no dia 12 de janeiro, seg (...)

O setor privado embarca na mobilidade (24/12/2014)

Um estudo da consultoria lnter.B mostra que quase 60% dos investimentos nos 30 maiores projetos de mobilidade urbana em andamento no país estão sendo realizados por parcerias público-privadas - modelo (...)

Árvores no asfalto (23/12/2014)

A Prefeitura de São Paulo pretende plantar árvores no asfalto para dividir vagas de estacionamento nas ruas. Uma das ideias estudadas pela gestão Fernando Haddad é fazer o plantio das mudas nas áreas (...)

Decisão obriga cobrança fracionada (20/12/2014)

O desembargador Teodoro Silva Santos, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), deferiu, dia 19, a medida liminar requerida pelo Município de Fortaleza com o objetivo de restaurar a e (...)


Seja um associado Sindepark