Estacionar é um drama para campineiros (SP)

10/04/2018

estacionamentomt-284

A falta de opções para estacionar em vias públicas e a insegurança levam os motoristas a “optarem” por deixar seus carros em estacionamentos, enquanto realizam diversas atividades, de ordem profissional ou não. Um levantamento realizado pela plataforma de descontos on-line Cuponation indicou que o gasto médio pelo serviço em Campinas é de R$ 7,75 por hora e R$ 209,00 para os motoristas que têm planos mensais nos estabelecimentos. Se comparado a São Paulo, Capital do Estado, o valor por hora é 22,5% inferior.

Já em relação a Santos — maior cidade do Litoral — é apenas 3% menor. A média, no entanto, é 30% superior à praticada em Ribeirão Preto. Essas estimativas refletem em um universo de 918.705 veículos, que representam a frota contabilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) na cidade até fevereiro do passado. O órgão aponta ainda que em outubro de 2017 havia 566.488 condutores com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ativa no município.

Em 22 de setembro do ano passado, a Prefeitura de Campinas sancionou uma lei que determinava que fosse cobrado apenas o tempo que o veículo permanecesse no local, evitando a aplicação da “hora cheia”.

Na oportunidade, o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) informou que iria à Justiça por compreender que a proposta era inconstitucional. Essa visão não é compartilhada pelo vereador José Carlos Silva (PSB), autor da lei, que interpreta que a nova norma iria corrigir um erro, que infringe o Código do Consumidor. Em 9 de novembro de 2017, entretanto, uma liminar conseguida pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) suspendeu a lei.

A entidade temia ser prejudicada no futuro, uma vez que não era parte do texto inicial da regulamentação. “Nós entramos com uma ação e vamos brigar para que esse absurdo seja corrigido. Os shoppings estavam fora, mas vamos mudar a lei para incluí-los também. As pessoas não devem ser obrigadas a pagar um valor sendo que não usufruíram do serviço em sua totalidade”, comentou o parlamentar.

Composição de preço depende de vários fatores

O Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) explica que a tabela de preços de cada estacionamento, além de ser resultado da planilha de custos, está intrinsecamente relacionada às condições imobiliárias do mercado e às particularidades do imóvel.

Por isso, a estrutura de receita e de custos, e consequentemente o preço final ao consumidor, variam de um estabelecimento para outro, mesmo quando pertencem à mesma empresa.

A instituição diz ainda que “a falta de conhecimento sobre sua complexidade operacional pode levar à equivocada impressão de que a atividade é um verdadeiro paraíso da prestação de serviços, que exige investimentos baixos e resulta em farta receita. Mas, como em qualquer outra atividade, os preços do serviço resultam de uma combinação que determinam os custos da unidade”.

Fonte: Correio Popular - Campinas - 08/04/2018

Sob nova direção, cidade não deve ter alterações nos estacionamentos

Por Jorge Hori*A Prefeitura de São Paulo está sob nova direç&a (...)

Liminar pode suspender ou adiar 88 empreendimentos imobiliários em SP

Um total de 88 projetos imobiliários pode ter o lançamento suspenso ou postergado na cidade de São Paulo caso seja (...)

Quanto custa estacionar na cidade de São Paulo?

Segundo levantamento do Detran, no mês de fevereiro de 2018, um total de 29,3 milhões de veículos foram contabiliza (...)

Executivos divergem sobre demanda por Pacaembu (SP)

Executivos que trabalham no processo de concessão do Pacaembu deram respostas diferentes ao serem questionados sobre (...)

Segurança do início ao fim