Parking News

Estacionamentos privados se tornam importantes aliados na prevenção de furtos e roubos de veículos

Segundo dados levantados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, só no estado 52.828 veículos foram furtados no ano passado. Se fosse contabilizar todos os estados do Brasil, certamente o resultado seria muito maior.

Quando motoristas optam em deixar seus veículos estacionados em lugares públicos, automaticamente tomam o risco de terem seus pertences roubados ou marginalizados. Existem soluções que podem evitar que esses vandalismos aconteçam e atrapalhem a rotina dos motoristas, que geralmente buscam facilidade na hora de estacionar. 

Talvez os condutores que deixam os seus carros em lugares públicos, procuram fugir das tarifas dos estacionamentos. Porém, existem grandes vantagens em confiar o veículo nesses lugares. A segurança é o principal, mas não o único motivo. Os estacionamentos privados oferecem mais conforto, pois possuem uma estrutura adequada e específica para receber os automóveis. Além disso, esses ambientes têm gestão de entrada e saída monitorado por sistemas de controle, leitura de placas e câmeras de segurança, dificultando ainda mais roubos e furtos pelo local. 

Para aqueles que desejam otimizar o seu tempo e economizar combustível, os estacionamentos também se tornam uma ótima opção. Alguns parques já possuem um aplicativo que possibilita a reserva pelo mesmo, tornando o trajeto mais objetivo e econômico.

Se houver qualquer tipo de roubo ou danos materiais causados no veículo durante a estadia dele no estacionamento privado, o motorista está protegido por lei, conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, independentemente da existência de culpa, o fornecedor do serviço tem o dever de responder pelos danos causados ao consumidor.  Porém, na grande maioria das vezes os estacionamentos proporcionam um local seguro, o que evita os sistemas de gestão destes espaços, quando integrados com as catracas, bloqueiam qualquer saída não autorizada ou fora da padronização. Há a necessidade de apresentação de códigos pessoais e intransferíveis para sair do carro e o estacionamento se torna um aliado do consumidor para mais segurança do veículo. A prevenção e tecnologia auxiliam na diminuição de roubos e furtos, por isso, dar prioridade para locais privados pode ser a resposta para a segurança urbana.  
*Luciano Gonçalves é diretor de operações da CloudPark.
Fonte: Redação Economia SC, 19 de abril de 2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark