Estacionamentos particulares mudam estratégia por causa da Zona Azul (Sorocaba)

10/04/2018

estacionamentomt-284

A maior oferta de vagas rotativas, chamadas de Zona Azul, na região central de Sorocaba tem orientado proprietários de estacionamentos privados a adotarem estratégias para manter o ritmo dos negócios. Sem mencionar o quanto as mudanças impactaram, eles afirmaram ao Cruzeiro do Sul que já há algum tempo trabalham com promoções como cobrar valor único por um período de até dez horas.

Em vários deles é possível permanecer esse tempo pagando R$ 8. Antes disso, os valores praticados oscilavam entre R$ 4 por 30 minutos e R$ 30 por intervalos maiores. Num giro pelo centro, a reportagem conversou com funcionários das empresas que mesmo não reconhecendo ou não querendo prestar informações mais precisas sobre a redução apurada admitiram que a oferta tem, sim, relação com o novo ambiente criado a partir da ampliação de vagas para estacionar veículos.

Lucas Martins, funcionário de um estacionamento privado, disse que ao menos por enquanto não percebeu grandes alterações no movimento, embora a empresa trabalhe com a promoção. "Aqui, está tudo bem. A gente cobra R$ 8 por um período de dez horas e isso tem ajudado. Mas a promoção já é feita desde o ano passado", comentou.

O aposentado Nilson Chaves confirma que ficou "menos difícil" encontrar vagas para estacionar no centro. "Eu, particularmente, tenho conseguido e acho que compensa insistir. O que não podia era continuar com essa barbaridade de preço caro para guardar o carro em estacionamento particular", afirmou.

Há, por outro lado, quem ainda prefira estacionar em local privado. É o caso de Sergio Cocesio. "Eu acho mais seguro e não tenho assim tanta facilidade para encontrar vaga. Ademais, agora o valor caiu um pouco. Não chego a ficar tanto tempo, mas não preciso ficar tão mais preocupado porque o preço é único", contou.

Dirceu Dellatraglia também não abre mão do estacionamento privado. "Ah, eu acho melhor. Dá mais segurança e comodidade. Não gosto de correr o risco de ser multado, nem de ficar procurando vaga. Às vezes o estacionamento fica mais perto de onde preciso ir. Até ouvi dizer que aumentaram as vagas, mas não pude confirmar ainda."

Atualmente, a Zona Azul cobre em torno de 50 vias da região central e do bairro Santa Teresinha, mas a Urbes tem como meta chegar ao total de 5 mil em várias regiões de grande circulação.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 07/04/18

Sob nova direção, cidade não deve ter alterações nos estacionamentos

Por Jorge Hori*A Prefeitura de São Paulo está sob nova direç&a (...)

Liminar pode suspender ou adiar 88 empreendimentos imobiliários em SP

Um total de 88 projetos imobiliários pode ter o lançamento suspenso ou postergado na cidade de São Paulo caso seja (...)

Estacionar é um drama para campineiros (SP)

A falta de opções para estacionar em vias públicas e a insegurança levam os motoristas a “optar (...)

Quanto custa estacionar na cidade de São Paulo?

Segundo levantamento do Detran, no mês de fevereiro de 2018, um total de 29,3 milhões de veículos foram contabiliza (...)

Executivos divergem sobre demanda por Pacaembu (SP)

Executivos que trabalham no processo de concessão do Pacaembu deram respostas diferentes ao serem questionados sobre (...)

Segurança do início ao fim