Estacionamentos inteligentes ajudam na prevenção à Covid-19

A pandemia segue acelerando o uso da inteligência artificial (IA). Com a tecnologia e o conhecimento de diversas práticas mundiais no setor de mobilidade, o empresário André Ostermann, diretor da Safe Park, empresa de Florianópolis, idealizou um sistema de estacionamento inédito no país, no qual o usuário não entra em contato com superfície fixa para utilizá-lo, o que previne a Covid-19. Essa novidade acaba de entrar em vigor na gestão de três estacionamentos da Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC). O modelo também permitirá o uso de outros modais de transporte no local.
Com o novo sistema, o único contato do cliente é para pegar o ticket de papel emitido por uma máquina. Quando o carro chega, é fotografado e um ticket com QR Code é liberado. Esse ticket permite ao usuário pagar o serviço pelo celular. Na saída, pela imagem, o carro é liberado sem o usuário ter que mostrar o código do pagamento. Também pelo QR Code, o cliente pode oferecer a visitantes da sua empresa estacionamento gratuito na Pedra Branca, no qual a pessoa só mostra o código.
Segundo Ostermann, no mês de outubro entra mais uma etapa da tecnologia. Quem usar um dos três estacionamentos para veículo, com o QR Code poderá utilizar bicicletas ou patinetes para se deslocar em trajetos mais curtos dentro da Pedra Branca. Esse será um serviço aos clientes que, no final, pagarão somente pelo uso do estacionamento.
Fonte: NSC Total, 08/08/2020