Inteligência Estratégica

Estacionamentos e nova estruturação de grandes cidades

27/11/2018

Por Jorge Hori* - Para melhoria da mobilidade urbana, a condição básica é superar as disputas entre os modos de transporte, cada qual com o seu time e os seus torcedores, para buscar a solução na multimodalidade e na conexão entre eles.

A cidade deve ser estruturada por eixos de transporte coletivo de alta capacidade. Substituídos por sistemas de média capacidade, enquanto aquelas não forem implantadas. No primeiro caso estão os sistemas metroviários, no segundo os BRTs. Tanto um quanto outro deverão comportar estações de transferência intermodais, devidamente projetadas com as áreas para os transbordos.

Os sistemas deverão ser concebidos como serviços, com os seus desdobramentos pela natureza deles e não pelo veículo.

Os serviços de mobilidade deverão ser desdobrados então entre os serviços estruturais, subestruturais e os de alimentação e de distribuição. Os eixos principais deverão comportar serviços de transporte coletivo de massa, como o metrô subterrâneo ou aéreo, sem interferências. Devem oferecer qualidade para viabilizar a migração do transporte individual para o coletivo.

As estações de metrô deverão ser os principais hubs, de conexão intermodal, sendo condição fundamental para tal que tenha integrado estacionamentos, física e tarifariamente.

Esses estacionamentos deverão ser base de serviços de carros compartilhados.

Por outro lado, para que os serviços de carros compartilhados sejam viáveis economicamente, os locais de destino deverão ser concentrados. O que leva a uma estruturação futura das cidades com áreas de alta densidade de ocupação do solo, multiuso, verticalizada e maior fluidez de trânsito. O que parece ser uma contradição, mas poderá não ser.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Venha fazer seu treinamento na nossa sede

Alguns de nossos associados já estão utilizando o auditório do Sindepark para realizar treinamentos, como a Multipark, por exemplo. Na foto, colaboradores dessa empresa participam de um curso (...)

Veja a alteração do texto da cláusula de Gratificação por Tempo de Serviço

O Sindepark informa que foi retificada a cláusula Gratificação por Tempo de Servi (...)