Estacionamentos e a busca por inovações

edificiogaragem-78

Por Jorge Hori*

Os estacionamentos privados são estabelecidos em três situações principais:
1 - em terrenos;
2 - dentro de outro imóvel, seja residencial ou não residencial;
3 - em edifícios dedicados a estacionamentos: os edifícios-garagens.

Como em todas as atividades há uma busca incessante de inovações, que enfrentam resistências e desafios estruturais.

No caso dos terrenos o novo obstáculo, como consequência da política do Município de São Paulo, é a exclusão do estacionamento como função social da propriedade urbana. Isso coloca todos os grandes estacionamentos sob risco e reprime a aplicação de inovações, como as coberturas com painéis solares, estações de reabastecimento de carros elétricos e outras.

Nas garagens dentro dos edifícios, o problema maior é ainda de licenciamento independente. Enquanto essa trava não for resolvida, também não haverá interesse em investir em grandes inovações.

As principais inovações ocorrem nos edifícios-garagens e serão condição essencial para a sua viabilidade, em função da verticalização. Mas a questão básica continua sendo a existência de demanda, o que não é gerado pelo estacionamento.

Inovação não é apenas uma curiosidade para revistas. Só vira um produto econômico quando é efetivamente demandado.

As inovações vão transformar a característica dos estacionamentos privados. Passarão de uma atividade preponderantemente de trabalho e imobiliária, para se tornarem uma atividade de tecnologia.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Implantação do SAT-ISS nos estacionamentos

Os estacionamentos de veículos terrestres automotores da cidade de São Paulo serão obrigados a emitir Nota Fiscal Eletrônica pelo sistema SAT-ISS. O início da implantação, segundo a Instrução Normativ (...)

Cidades mais ágeis

Nos últimos anos, a frota brasileira de automóveis aumentou em um ritmo bem superior ao da expansão demográfica. Enquanto a população cresceu menos de 20% desde 2000, o número de carros mais que dobro (...)