Estacionamento no Ibirapuera agora tem valor único

O sistema de cobrança para estacionamento no parque Ibirapuera (zona sul da capital paulista) mudou. Desde o dia 6, o usuário não paga mais zona azul, ou seja, por hora, mas um valor único, sem limite de tempo diário, para deixar seu veículo no local.
A mudança no sistema de cobrança do estacionamento faz parte da concessão do parque à iniciativa privada, em vigor desde o mês passado.
Segundo o grupo Indigo, que está à frente da administração do estacionamento do Ibirapuera, a cobrança começaria dia 6. O usuário pagará R$ 10, de segunda a sexta. Já aos sábados, domingos e feriados, o preço sobe para R$ 12. Haverá uma tolerância de 15 minutos.
Segundo a empresa, serão oito pontos de autoatendimento para pagamento com cartão bancário, nos portões 1, 2, 3 e 7, e um ponto de atendimento para pagamento em dinheiro e cartão, localizado no portão 3. O estacionamento irá funcionar sempre de acordo com os horários de funcionamento do Ibirapuera —atualmente das 5h à meia-noite.
A concessão do Ibirapuera para a empresa Urbia começou no mês passado. A concessionária será responsável pela gestão do espaço pelos próximos 35 anos.
Outros parques municipais que foram concedidos recentemente à iniciativa privada pela gestão Bruno Covas (PSDB) são Tenente Brigadeiro Faria Lima (zona norte) e Lajeado (zona leste).
Quadras
Logo após as quadras do Parque Ibirapuera reabrirem para o público no fim de semana, a Urbia recuou da ideia. A concessionária assumiu a gestão em outubro deste ano e foi pressionada pela prefeitura por causa da alta ocupação registrada no sábado, domingo e segunda-feira do feriado de Finados.
Segundo a concessionária, a decisão foi tomada dia 3, após uma reunião com representantes da administração municipal. O mesmo vale para os parquinhos, que também chegaram a reabrir no último fim de semana.
Os espaços iriam começar a funcionar mediante a reserva online gratuita, um processo em fase de testes, para os dias 7 e 8 de novembro.
Mas a alta procura fez com que o plano mudasse — 55 pessoas pré-agendaram na internet um horário nas quadras para essa data.
A suspensão segue até a reabertura da área esportiva do parque, ainda sem data prevista.
Resposta
Em nota, a Urbia reforçou que segue todas as regras e protocolos sanitários de prevenção de Covid-19 definidos pelo Plano São Paulo.
Questionada, a Prefeitura não respondeu se fará a fiscalização sobre protocolos contra o novo coronavírus nos parques concedidos à iniciativa privada.
A recomendação geral é para que população evite a prática de atividades físicas que gerem aglomeração, usem máscara, mantenham o distanciamento mínimo e, sempre que puderem, higienizem as mãos com sabão ou álcool líquido ou em gel mesmo quando estiverem nos parques municipais.
No primeiro final de semana de reabertura durante a pandemia de Covid-19 na capital paulista, quase 175 mil pessoas visitaram os parques geridos pelo município.
Fonte: Agora São Paulo - Nas Ruas - SP - 05/11/2020