Os frequentadores do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado,em São Luís, já podem utilizar o novo estacionamento para veículos entre motos, carros e até bicicletas, cujas obras de reforma foram concluídas no mês passado e custaram R$ 4,8 milhões. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelos serviços, o local agora oferece maior número de vagas (aumentou de 277 para 524) e contará ainda este ano com sombreadores em 330 vagas e passarelas cobertas para pedestres.

Além do aumento da capacidade, o estacionamento do Aeroporto Hugo da Cunha Machado conta atualmente com três guaritas para controle do acesso dos veículos e rampas que atendem às normas de acessibilidade dos usuários com algum tipo de limitação física. A Infraero informou ainda que a empresa Master Empreendimentos Urbanos Ltda. - por meio de contrato de concessão com vigência de 120 meses é responsável pela administração do estacionamento. De acordo com a superintendência da Infraero no Maranhão, até o fim deste mês deverá ser instalado o Sistema de Gestão e Controle de Estacionamentos (Gest) que, por meio de procedimentos automatizados, possibilitará que o usuário retire o tíquete atualmente distribuído de forma manual por funcionários da empresa administradora em um totem e, em seguida, efetue o pagamento do aluguel da vaga do veículo em um guichê localizado no saguão do aeroporto.

Opcionais - O contrato de concessão entre a Master Empreendimentos e a Infraero prevê também que a empresa ofereça, ainda este ano, serviços opcionais aos frequentadores do estacionamento, como chaveiros e borracharia. De acordo com a superintendente do Aeroporto Hugo da Cunha Machado, Socorro Souza, a ampliação do estacionamento faz parte do projeto de modernização das estruturas atuais de embarque e desembarque de passageiros do terminal.

É mais uma obra relevante que beneficiará toda a comunidade aeroportuária, pois, além de facilitar o fluxo de veículos em frente ao terminal de passageiros, atenderá à demanda existente por vagas para estacionar. É mais um passo importante na busca da excelência na prestação de nossos serviços, afirmou.
Clientes reclamam de valor das taxas e de sinalização Apesar da reforma, que ampliou o número de vagas no estacionamento do Aeroporto Hugo da Cunha Machado, usuários do terminal reclamam de dificuldade em terem acesso aos guichês de entrada e saída do local. De acordo com os frequentadores, faltam placas de orientação na pista auxiliar que dá acesso às vagas para estacionar. Os usuários também não concordam com os preços.
Segundo eles, os valores cobrados no estacionamento do aeroporto são abusivos. A taxa inicial seja para carros ou motos é de R$ 5,00 (sem tolerância de alguns minutos, como ocorre em alguns shoppings da capital). Caso o veículo fique estacionado entre uma e duas horas, o usuário deverá pagar R$ 7,00.
Uma diária custa R$ 29,00 e a parcela mensal cobrada apenas para funcionários do aeroporto para acesso ilimitado é de R$ 87,00. A O Estado, frequentadores disseram que só usam o novo estacionamento por falta de opção. Vim apenas pagar uma conta rapidamente e, apesar de ter passado apenas dez minutos aqui, paguei R$ 5 reais.

Deveria ter uma tolerância. Considero injusta a cobrança, disse o advogado Roberto Valter. Outros questionam o acesso ao local. Fiquei perdido e não sabia onde entrar. Se vocês da reportagem não estivessem aqui, acho que estaria perdido até agora, disse o engenheiro de Produção Thiago Bressa Souza.

Fonte: O Estado do Maranhão (São Luís), 10 de janeiro de 2015

Categoria: Mercado

O novo site já está no ar

Entre as diversas novidades que o SINDEPARK programou para este ano, uma você já pode conferir: é o novo site que já está no ar. Totalmente renovado, atualizado e mais ágil, pode ser acessado também e (...)

Manobra da Alegria e Santa Fé: parceria do bem!

Ao realizar com grande sucesso a 13ª edição da Manobra da Alegria, que este ano teve como beneficiária a Santa Fé, entidade que acolhe crianças e jovens vítimas de todo tipo de violência, o SINDEPARK (...)

Shoppings centers mais hi-tech (16/01/2015)

Depois das redes varejistas chegou a vez da indústria de shopping centers encontrar a sua função no universo multicanal, o chamado omnichannel. Enquanto no Brasil o setor investe em ações pontuais, em (...)

Vaga incerta (RJ) (18/01/2015)