Parking News

Especialistas dão dicas do check-up básico do veículo antes de viajar

O final de ano chegou e muita gente já está se preparando para colocar o carro na estrada. Mas antes de partir para a viagem, é preciso ficar atento às recomendações básicas de check-up do veículo. As verificações incluem desde a troca de óleo, se necessário, até a troca de pneus, se estiverem muito gastos. Essa revisão programada pode ser simples ou completa. O importante é garantir que tudo esteja em ordem antes de pegar a rodovia, evitando que um pequeno problema possa se tornar causador de acidentes ou gastos desnecessários.
Em relação aos pneus, uma das perguntas comuns é sobre como saber se os pneus estão bons para viajar ou se precisam ser calibrados, por exemplo. A recomendação é para que o motorista leve regularmente o seu veículo para manutenção com profissionais capacitados. É o que orienta Júnior Mengarda, gestor de contas da Delinte Pneus, marca presente em mais de 100 países. De acordo com Mengarda, esses profissionais vão verificar o desgaste dos sulcos para saber se os pneus estão em condições de uso e se precisam ser substituídos.
“Uma dica é ficar de olho na instabilidade do veículo, que pode estar relacionada aos pneus carecas. Cheque a profundidade dos sulcos da borracha. Com 1,5 mm já são considerados desgastes e a direção é perigosa”, alerta Júnior Mengarda, da Delinte Pneus. Além de verificar a necessidade de troca dos pneus, o gestor indica que seja revisado o alinhamento e o balanceamento “Esses são outros itens que melhoram a eficiência do rolamento e a dirigibilidade mais segura”, aponta.
Calibragem - Ao contrário do que alguns motoristas pensam, a calibragem correta não é uma tarefa que pode ser feita rapidamente e sem cuidados. Cada fabricante tem a sua tabela de calibragem adequada para os pneus, por isso, é preciso consultar essa informação, geralmente disponível no manual do veículo, para fazer a calibragem correta e evitar desgastes desnecessários e o aumento no risco de corte. “Os pneus devem estar frios para calibrar, ou seja, ter rodado no máximo 3 km, além de observar a tabela de pressão e a recomendação do fabricante do veículo. Com os pneus calibrados, é possível garantir a segurança e reduzir o consumo de combustível”, afirma Mengarda. Também é preciso verificar os estepes antes de viajar. “O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, pois ele substituirá o pneu danificado. Portanto, não esqueça de mantê-lo calibrado também”, complementa o gestor de contas da Delinte Pneus. Manter a caixa de ferramentas, o macaco hidráulico e o triângulo no porta-malas também pode garantir mais tranquilidade no caso de uma eventual troca de pneus.
Itens de segurança - Além dos itens relacionados aos pneus, existem outras revisões básicas que podem garantir uma viagem mais segura. O extintor do carro também deve fazer parte do check-up obrigatório para segurança de motoristas e passageiros e também para evitar multas em caso de fiscalizações. A data de validade deve estar em dia e pode ser verificada no selo do Inmetro afixado no próprio cilindro. Outra atividade de manutenção simples e importante é checar o óleo do motor do automóvel que, preferencialmente, deve ser verificado com o motor quente. O líquido não pode estar abaixo do nível indicado, a sua cor deve ser clara e fluida, e não preta e gelatinosa.
O fluido de transmissão é o que mantém as engrenagens funcionando, verificar este item é tão simples e importante quanto checar o óleo, basta repetir o mesmo procedimento através da vareta chamada transmissão. Nesse caso, o fluido deve estar limpo e sem flocos de metal. Antes de viajar é importante verificar as condições da bateria do carro, se está carregada e limpa, sem corrosão. Uma boa limpeza aumentará o fluxo de eletricidade. No caso de viagens longas, em que se passam muitas horas dentro do veículo, deve-se checar o quanto de poeira e sujeira tem o filtro de ar. Se ele ainda apresentar-se predominantemente branco, provavelmente está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo. É possível checar, no posto de combustível, o nível da água do radiador e, se a viajem for à noite, o próprio frentista pode auxiliar na verificação das funções dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Todas as precauções são importantes para uma viagem com mais segurança.
Fonte: Dino/https://www.delinte.com.br, 14/12/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Um novo ano cheio de boas surpresas!

Que ano difícil, cheio de perdas em todos os espectros. Que pena! Resta-nos crer e até mesmo orar, para que a pandemia realmente termine e um novo cenário possa resplandecer (...)

Recesso de final de ano

O Sindepark informa que interrompeu suas atividades no dia 17 e retornará normalmente dia 3 de janeiro (...)

Open banking vira open finance

A quarta e última fase do open banking começou dia 15, com a integração de serviços não bancários ao modelo, como previdência, seguros (...)


Seja um associado Sindepark