Empresas farão juntas carros 100% autônomos

A Volvo Cars e a Uber anunciaram a produção conjunta de carros 100% autônomos. As empresas haviam firmado um acordo de parceria de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram protótipos destinados a impulsionar a criação de carros autônomos. O Volvo XC90 recém-apresentado é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo da Uber, é capaz de trafegar sozinho.

O SUV sueco é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo que permitem à Uber a instalação do próprio sistema de direção autônoma, tornando possível a implantação futura desses carros na frota de veículos da empresa, operando como um serviço autônomo de compartilhamento de viagens.

Segundo a Volvo, as características mais importantes dos veículos incluem sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se um dos sistemas primários falhar, os de backup agirão imediatamente para parar o veículo.

Além dos sistemas de suporte à condução integrados da Volvo, há também sensores no topo do carro e embutidos no veículo, todos projetados para o sistema de direção autônoma da Uber operar com segurança.

Fonte: Automotive Business, 14/06/2019