Empresa russa apresenta sistema para carregar carro elétrico em tempo recorde

Recarregar o carro elétrico pode ser tão rápido quanto fazer um café. É isso que promete as novas estações de recarga ultrarrápida da empresa russa L-Charge: uma bateria completa em apenas dez minutos. A novidade, ainda em versão protótipo, é uma das propostas da empresa para uma economia de baixo carbono.
O primeiro modelo é um carregador fixo com potência de 250-600w. Em poucos minutos, a tecnologia garante carga suficiente para o carro andar de 120 a 250 km. A instalação foi projetada para rodovias, postos de gasolina e estacionamentos e funciona com um suprimento interno de gás natural liquefeito e hidrogênio, ou seja, não requer conexão a uma rede elétrica externa.
Já a versão móvel do carregador da L-Charge é operada por uma minivan que pode se deslocar até o carro elétrico e prover a recarga dentro da área urbana. A potência de carga é de 120kw, o que também permite a recarga da bateria em apenas dez minutos para o veículo andar por 100 km de distância.
O novo sistema é um marco histórico, aponta a L-Charge. Os estudos da empresa russa apontam que os carregadores movidos a gás natural liquefeito ou hidrogênio emitem 7,05 kg de C02 por 100 km de potência, o que representa 68% menos do que os veículos a diesel. Além do benefício ao meio ambiente, a empresa espera que a tecnologia contribua para tornar os veículos elétricos mais acessíveis ao público.
Fonte: Automotive Business, 20/04/2021