Parking News

Doze das 28 pontes das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, terão ciclovias até o fim de 2015. O anúncio foi feito dia 7 pelo prefeito Fernando Haddad. Dez ficarão na marginal Tietê, como a Aricanduva, Cruzeiro do Sul e a do Limão. Na marginal Pinheiros, serão feitas só duas, nas pontes Vitorino Goulart da Silva e Jurubatuba, ambas na zona sul.
O projeto custará R$ 6 milhões aos cofres municipais. Quatro das pontes precisarão apenas de pinturas no asfalto. Em outras oito, serão realizadas obras viárias.
As faixas ocuparão, em alguns casos, o canteiro central. Em outros, ficarão nas laterais das pontes, por onde atualmente passam pedestres. Nesses casos, segundo Haddad, a prefeitura poderá construir uma espécie de anexo na estrutura para abrir espaço aos transeuntes.
O número de faixas para carro não deve ser reduzido, mas o tamanho delas, sim. A prefeitura não detalhou os locais onde isso vai ocorrer nem o tamanho da redução.
A primeira ciclovia sobre as marginais a ser entregue será a da ponte da Casa Verde, na zona norte.
A liberação deverá ocorrer ainda neste mês, mas a data exata ainda não foi definida pela prefeitura. Ao menos outras três serão inauguradas ainda neste ano.
A gestão estuda instalar faixas para ciclistas em outros elevados das marginais, como as pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária (zona oeste), mas ainda não há data para que o projeto saia do papel.
"Lombofaixa"
Nos horários de pico, o grande volume de carros nos acessos à ponte causa congestionamento na marginal.
Para o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, essas alças são o principal problema de segurança para ciclistas que trafegam pelas marginais.
"Fora do horário de pico, à noite, os motoristas correm mais. Em alguns pontos, na curva para entrar na ponte, o motorista tem um ponto cego e pode atropelar o ciclista", disse Tatto.
Nesses locais, a prefeitura fará mudanças para reduzir a velocidade dos carros.
A velocidade máxima permitida será de 50 km/h. Também serão implantadas "lombofaixas" - lombadas maiores, com faixas de pedestres pintadas.
Segundo a prefeitura, as ciclofaixas sobre as pontes vão se interligar posteriormente a outras ciclovias.
Fonte: Folha de S. Paulo, 8 de outubro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

A farra dos flanelinhas (08/10/2014)

O número de vagas de estacionamento nas principais ruas da Capital diminui na razão inversa do crescimento da frota. A visível opção da administração Haddad pelo transporte público e pela bicicleta ta (...)

Táxis não atrapalham ônibus, z CET (13/10/2014)

Um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, mesmo com os táxis circulando nas principais faixas exclusivas de ônibus da cidade, os veículos do transporte coletivo tiveram (...)

Trens chegam da China (13/10/2014)

Quatro trens fabricados na China desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro e passarão por testes estáticos e dinâmicos antes de entrar em operação. As composições fazem parte de um lote de 70 equipamen (...)

Parklet entra em cena (10/10/2014)

O Recife ganhou, dia 9, o seu primeiro parklet, espaço temporário de lazer instalado sobre vagas de estacionamento em espaços públicos antes destinados unicamente aos automóveis. O equipamento foi mon (...)

Alvinegro? (12/10/2014)

Para aumentar o número de vagas em regime de zona azul na região do Parque São Jorge, a Prefeitura terá de volta terreno que o Corinthians usa desde 2009 como estacionamento privativo. A Justiça decid (...)


Seja um associado Sindepark