Parking News

Eleições para prefeito e o setor de estacionamentos

decoraodegaragens-576

Por Jorge Hori* 

Além de Celso Russomanno, a esta altura já um veterano apresentador de programas de TV imerso na política, juntamente com a sexóloga Marta Teresa, dois outros apresentadores estão manifestando interesse em se candidatar às eleições para prefeito em 2016. Sem experiência ou visão política, a tendência deles em relação aos estacionamentos é ver a questão como usuários comuns, como críticos contumazes do que ocorre na cidade e voltados à transformação em notícia.

Esses candidatos tenderão a seguir os preconceitos usuais de achar que os preços dos estacionamentos são altos, alguns abusivos e controlados por um cartel de empresas que combina os preços, segundo eles. E tendem a ser seduzidos pela ideia de que a solução são as garagens subterrâneas.

Não percebem que o aumento dos preços dos estacionamentos é uma decorrência da valorização imobiliária, com o repasse dos aumentos de aluguéis. Com a crise será inevitável uma queda generalizada de preços, com algumas poucas exceções. Os preços não são combinados, mas seguem uma tendência de mercado e a disponibilidade de informações. Até porque é exigida pela regulação pública. Qualquer operador de estacionamento sabe quanto o seu vizinho cobra. E pode tanto equalizar o seu, como fazer uma guerra de preços: é o mercado! Não cartel.

Como jornalista, tem o viés de buscar o que é notícia, o que tem repercussão pública e não o que é o mais importante.

Na questão dos estacionamentosem São Paulo, para o novo prefeito, dois são os problemas mais críticos:

 

- a atuação sobre os estacionamentos informais, que não seguem as exigências legais, não pagam devidamente os tributos e não oferecem segurança, mas se aproveitam da cultura generalizada do usuário que quer sempre estacionar o mais próximo do seu destino;

- a regulação pretendida pelo atual prefeito de transferir as vagas que ele já restringiu nos edifícios residenciais e comerciais para edifícios garagens, cuja viabilidade econômica é duvidosa.

 

Com a emergência dos escandalo-jornalistas a candidatos a prefeito, o setor de estacionamentos, assim como vários outros, tenderão a ser vistos apenas pela ocorrência de exceções que viram notícias do que como um serviço urbano essencial, que precisa ser adequadamente tratado.

 

 

* Jorge Hori é consultorem Inteligência Estratégicae foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

 

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

Manobra da Alegria: faça já sua adesão!

Uma criança sorrindo é tudo de bom. E quando você participa da Manobra da Alegria é responsável pelo sorriso de centenas delas! Este ano, a campanha se realiza no dia 21 de outubro e a entidade escolh (...)

Não deixe o estacionamento morrer

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado, com erros e acertos, adotaram nos últimos anos estratégias para incentivar a população paulistana a usar mais o transporte público. Uma delas, lançada (...)

Velocidade cai para 50 km/h na Jacu-Pêssego

O novo limite de velocidade nas Avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, na zona leste de São Paulo, começou a valer nesta segunda-feira (3). As vias, chamadas de arteriais - que fazem ligações entre bairr (...)

Haddad deve fechar Paulista no dia 23

A Prefeitura estuda fechar a Avenida Paulista para veículos pela segunda vez no ano. A data prevista pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é o dia 23 de agosto, quando 800 metros de ciclovia s (...)

Estacionamento vira parque para food trucks

Um novo espaço destinado à comida de rua foi inaugurado dia 1º no bairro de Santa Cecília, centro de São Paulo. Localizado ao lado da estação Marechal Deodoro do metrô, um estacionamento foi reformado (...)

Zona Azul será eletrônica em outubro (São Roque)

O sistema de estacionamento rotativo em São Roque está prestes a ser reformulado e vai se tornar totalmente eletrônico até meados de outubro deste ano. O novo modelo da chamada Zona Azul começará a se (...)

O teste das vagas (RJ)

Cineminha, compras e, para arrematar o passeio, um lanche na praça de alimentação. Parece divertido, mas a ida ao shopping pode trazer alguns transtornos. Um levantamento realizado pela associação Pro (...)


Seja um associado Sindepark