Construção de edifícios-garagem, implantação de vagas rotativas e abertura de espaço para estacionamento transformando ruas em mão única. Essas são algumas soluções programadas pelas prefeituras para solucionar o problema da falta de vagas nas áreas centrais das cidades do Espírito Santo.
Em Cachoeiro, por exemplo, um empresário pretende construir edifício-garagem na região da estação ferroviária, ponto caótico da área central. A prefeitura apoia a iniciativa, que precisa passar por uma análise do Conselho do Plano Diretor Municipal (PDM). "A construção de edifícios-garagem é uma excelente alternativa num trânsito difícil como o de Cachoeiro, com suas ruas apertadas e que dificultam a criação de vagas para estacionamento", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cidinei Rodrigues Nunes. Em Mimoso do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai transformar algumas ruas da cidade em mão única para melhorar a fluidez e criar mais vagas.
O pedido foi feito pelo Conselho Interativo de Segurança Pública de Mimoso do Sul. A medida já foi aprovada. "Nosso trânsito é o mesmo há 50 anos", disse o presidente José Maria Morini.
No centro de Colatina, um edifício-garagem de 10 andares, dois elevadores e mais de 200 vagas de estacionamento já está funcionando na rua Alexandre Calmon. Pelo sistema, de iniciativa particular, a hora parada custa R$ 3 e o aluguel mensal, R$ 200. Outra estratégia anunciada pelo secretário de Trânsito de Colatina, Eduardo Barbosa, é a abertura de um bolsão de estacionamento gratuito na área de eventos da Praça do Sol Ponte.
São mais de 150 vagas, além da circulação de linha exclusiva de micro-ônibus entre o centro e o local. Em Santa Teresa, o prefeito Claumir Zamprogno cogita oferecer incentivos a quem se interessar em construir edifício ou pátio aberto de garagem no município.
"A cidade está sempre cheia de turistas. É preciso ampliar o número de vagas para garantir o sucesso dos grandes eventos", disse.
São Gabriel da Palha pensa em municipalizar o trânsito no segundo semestre de 2015. Um terreno aberto em volta do ginásio de esportes será urbanizado para servir de estacionamento misto para 200 carros e motos. Em Linhares, a prefeitura pretende implantar o estacionamento rotativo no centro comercial da cidade.
Nessa a região, serão 1.308 vagas para carros e 554 para motos, totalizando 1.862 vagas.
Fonte: A Tribuna (ES), 28 de setembro de 2014

Categoria: Mercado

Justiça exige cobrança fracionada (01/10/2014)

A Justiça do Estado do Espírito Santo decidiu manter a exigência da cobrança fracionada em estacionamentos de shoppings, bancos e hospitais da Grande Vitória. Em março, o colegiado do Tribunal de Just (...)