DPVT 2020: quase 2 milhões que pagaram a mais serão ressarcidos

Os proprietários de veículos que realizaram o pagamento do Seguro DPVAT 2020 até dia 8 – quando os valores ainda eram baseados na tabela de 2019 – poderão pedir a restituição da diferença a partir desta quarta (15).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, reconsiderou sua liminar – feita no dia 31 de dezembro – que suspendia a redução dos valores do seguro, atendendo a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) feita no dia 27 de dezembro.

Dessa forma, o seguro obrigatório passou, a partir da última quinta-feira (9), a ter novos valores para 2020. O maior desconto foi para as motos, com um abatimento de 86%, enquanto para carros o corte foi de 68%. Veja tabela:

Categoria        Valor a partir de quinta (9)   Valor até quarta (8)

Carro                                   R$ 5,23           R$ 16,21

Moto                                    R$ 12,30         R$ 84,58

Táxi                                     R$ 5,23           R$ 16,21

Ciclomotores                        R$ 5,67           R$19,55

Caminhões                           R$ 5,78           R$ 16,77

Micro ônibus                         R$ 8,11           R$ 25,08

Ônibus                                 R$ 10,57         R$ 37,90

De acordo com a seguradora Líder, mais de 1,9 milhão de veículos receberão o ressarcimento em todo o Brasil, sendo que mais de 900 mil são do estado de São Paulo – o mais populoso do país.

O pedido de reembolso deverá ser feito pelo site do consórcio e a diferença dos valores será transferida para a conta corrente ou poupança do proprietário do veículo.

Depois da solicitação, o proprietário receberá um número de protocolo para acompanhar o processo da restituição, que deve ser processado em dois dias úteis. Entretanto, a entidade não informa o prazo para o pagamento efetivo.

Para quem possui mais de um carro e realizou o pagamento do Seguro DPVAT 2020 duas ou mais vezes, o pedido dos valores deverá ser feito por outro link.

Fonte: Quatro Rodas, 13/01/2020