Desrespeito a vaga reservada em shopping gera 20 multas por dia

multavagaespecial-753

Iniciada no dia 1º, a fiscalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre o uso das vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos particulares, como shoppings e supermercados, já flagrou 241 casos de desrespeito. Em média, são 20 autuações por dia. Presidente da companhia, João Octaviano Neto fez ao Metro Jornal balanço positivo das ações, mas admitiu que a tarefa de orientar e conscientizar o motorista tem sido árdua.

“Do ponto de vista educacional, está sendo ótimo mostrar aos usuários que há uma regulamentação que protege idosos e deficientes e que deve ser respeitada também nos espaços privados.” Criar “a cultura do respeito por essas vagas reservadas” nos paulistanos, no entanto, que é o objetivo da CET, tem os seus desafios. “Por outro lado, estamos constatando que esse trabalho de conscientização ainda é muito difícil. Só em uma hora no shopping Interlagos, flagramos 11 casos de desrespeito”, contou o presidente.

O condutor que estaciona nas vagas para idosos e deficientes sem o cartão de autorização é multado em R$ 293,47 e acumula sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Das multas aplicadas até aqui na capital, 210 foram por estacionamento em vaga de idoso e 31 em vagas para pessoas com deficiência. A CET só pode fiscalizar os espaços que atendem às exigências legais sobre as vagas. Até aqui, cinco shoppings e dois supermercados já se adequaram e outros 72 estabelecimentos já deram entrada na regulamentação.

Número de solicitações sobe 333%

O aumento da procura por cartões de estacionamento entre idosos e pessoas com deficiência era esperado após o início da fiscalização em espaços privados, mas até o próprio DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) se espantou com o crescimento de 333%. O número de pedidos diários passou de 300 para 1,3 mil.

Fonte: Jornal Metro - SP - 14/09/2017

É terça-feira próxima o dia de ser solidário!

Está tudo pronto para a 16ª edição da Manobra da Alegria, em 26 de setembro! Os materiais da campanha já foram distribuídos e agora é a hora de fazer a diferença na vida de pessoas com deficiência (...)

Doria congela IPTU de São Paulo em 2018

Mesmo com restrições orçamentárias e com a revisão de valores prevista pela legislação, a gestão João Doria (PSDB) decidiu manter a base de cobrança do IPTU congelada no ano eleitoral de 2018. O tucan (...)

Masp ganha estacionamento para bikes