Derrubado em Uberlândia veto sobre estacionamento rotativo (MG)

Durante a sessão na Câmara de Uberlândia do dia 16, os vereadores derrubaram o veto do prefeito Gilmar Machado que diz respeito à lei complementar do vereador Rodi Borges que prevê a isenção no estacionamento rotativo para idosos e deficientes. Foram 18 votos a favor. O líder do prefeito, Silésio Miranda, se absteve de votar.

O sistema e-ZAZ já está sendo instalado na cidade e as placas indicavam que deficientes e idosos também teriam de pagar pela vaga. O vereador disse que em 2013, quando o prefeito encaminhou à Câmara a lei para implantação do estacionamento rotativo com parquímetro, ele percebeu que não havia isenção e foi autor de uma lei complementar pra garantir a gratuidade. Ele conseguiu a aprovação dos colegas do Legislativo, mas alegando que a matéria era de competência do Executivo, o prefeito Gilmar Machado vetou a isenção.

Com a derrubada do veto tanto deficientes quanto idosos voltam a ter direito à gratuidade no estacionamento rotativo. O e-ZAZ em breve deve começar a vigorar na área central da cidade.

Com o novo sistema, a previsão é que sejam 4.500 vagas rotativas no setor central que inclui os bairros Lídice, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, Cazeca, Brasil e  Martins e também nos bairros Tibery, Santa Mônica e Umuarama.

Sistema rotativo

A licitação para implantação do sistema rotativo foi vencida por um consórcio formado por duas empresas, sendo uma de Uberlândia, que responde por 75% do capital e outra de São Paulo, que participa com os outros 25%.

A lei aprovada permite tolerância de 15 minutos pra estacionar sem pagar. Os valores fixados são de R$ 1 por meia hora, R$ 2 por uma hora e R$ 4 por duas horas. Caso o motorista exceda esse tempo, vai pagar multa de R$ 25 reais e pode ter o veículo guinchado, conforme a legislação.

Fonte: G1/Triângulo Mineiro, 16 de abril de 2015

Preço mais justo depende de redução do aluguel

É de conhecimento geral que o País atravessa uma fase econômica instável e que, para enfrentá-la, todos os setores devem se ajustar ao mercado e procurar novas estratégias para sobreviverem e continua (...)

Vinci Park ultima compra da Empark