Custo de Vida sobe 0,13% em julho, segundo o Dieese

graficosetassobe-812

Em julho, o Índice do Custo de Vida do município de São Paulo aumentou 0,13% em relação a junho, segundo cálculo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A variação acumulada do ICV-Dieese foi de 2,09% entre agosto de 2016 e julho de 2017; e no ano, de 0,92%.

As taxas positivas foram observadas na Educação e Leitura (0,02%), Alimentação (0,12%), Habitação (0,95%) e Recreação (0,99%). As retrações foram anotadas nos grupos Despesas Diversas (-1,22%), Transporte (-0,71%), Vestuário (-0,63%), Equipamento Doméstico (-0,22%) e Despesas Pessoais (-0,21%). O grupo Saúde ficou estável.

As altas na Habitação (0,95%) e na Alimentação (0,12%) contribuíram conjuntamente com 0,25 p.p. para a taxa geral; e a diminuição no grupo Transporte (-0,71%) teve impacto de -0,10 p.p. O grupo Habitação variou 0,95%. Houve reajuste da tarifa de energia elétrica e mudança da bandeira verde para a amarela, o que significou uma taxa de 6,15% no item eletricidade. O gás de botijão também apresentou aumento de 1,66%, o que resultou nas elevações de 1,34% no subgrupo operação do domicílio e de 0,35% no da locação, impostos e condomínio. No subgrupo conservação do domicílio, a alta foi de 0,53%. Nos subgrupos da Alimentação (0,12%) ocorreu queda tanto para os produtos da indústria alimentícia (-0,17%), quanto, em menor intensidade, para os in natura e semielaborados (-0,01%); e, para a alimentação fora do domicílio foi registrada alta de 0,78%.

No subgrupo alimentação fora do domicílio (0,78%), houve elevação de preço tanto nas refeições principais (0,32%) quanto nos lanches matinais e vespertinos (1,36%).

A diminuição de -0,71% no grupo Transporte deveu-se à redução no valor do litro do álcool (-2,56%), da gasolina (-1,41%) e do diesel (-0,57%). O reajuste dos combustíveis divulgado no dia 21 de julho deve ser captado com mais intensidade no índice de agosto. Como resultado, o subgrupo transporte individual registrou queda de -1,20%; e o subgrupo transporte coletivo, de 0,30%, devido à alta de 3,30% no ônibus interestadual.

Fonte: Dieese, 7 de julho de 2017

Liminar desobriga credencial para idoso (Sorocaba)

Uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) derrubou a obrigatoriedade do uso de uma credencial emitida pela Urbes - Trânsito e Transporte para que idosos e seus acomp (...)

Parquímetros começam a funcionar em Vitória (ES)