Parking News

Crivella de carona em aplicativo (RJ)

jkiguatemicelular-958

Numa ofensiva contra os aplicativos de transporte particulares, a prefeitura lançou ontem o projeto Taxi.Rio, uma plataforma de mobilidade pública. Até o fim de julho, num período de testes, 300 funcionários municipais que usavam carros alugados para deslocamentos em serviço vão avaliar o modelo. Até agora, há 20 motoristas cadastrados, mas, nos próximos dias, o número chegará a 150.

O sistema estará disponível para o público e os taxistas em geral a partir de agosto. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, por meio do aplicativo, poderão ser oferecidos descontos aos passageiros. No entanto, não está descartada uma tarifa dinâmica, como ocorre com o Uber, que varia de acordo com a oferta e a procura.

O motorista que aderir ao novo sistema — não será obrigatório — substituirá o taxímetro físico pelo virtual, que funcionará em seu smartphone. O Taxi.Rio foi apresentado numa cerimônia que reuniu cerca de 40 taxistas e quase todo o primeiro escalão do município no Palácio da Cidade. No evento, Crivella ainda assinou um decreto que reconhece o serviço de táxi comum como Patrimônio Cultural da Cidade.

O prefeito, que fez questão de lembrar que já foi taxista, anunciou promessas como autorizar que os amarelinhos usem a Ponte Estaiada, exclusiva do BRT, quando foram ao Aeroporto GaleãoTom Jobim, e ampliar a idade limite da frota, hoje fixada em até seis anos. Na avaliação de Crivella, o programa pode contribuir para o fim das diárias, um sistema usado por proprietários de autonomias. Especialista em trânsito, a engenheira Eva Vider não se empolga com a proposta municipal: — Acho que a prefeitura está atrasada em relação à organização dos táxis no Rio. Já temos plataformas que operam com descontos. Não vejo grande novidade nesse novo aplicativo, mas acho legal, desde que ofereça as mesmas regalias (como descontos aos passageiros) que as dos sistemas já existentes.

Agentes de cidadania da Prefeitura

O Taxi.Rio foi concebido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio). Segundo o presidente do órgão, Fábio Pimentel, o modelo foi desenvolvido por seus técnicos, sem custo extra para a instituição, e é pioneiro no Brasil: — Trata-se de um novo modelo de negócios entre prefeitura, taxistas e cidadãos. Analisamos mais de 20 aplicativos privados no mundo. Quanto à plataforma pública para táxis, desconheço a existência de alguma outra no país. Na fase de testes, a central funcionará na sede da IplanRio.

Fonte: O Globo - 30/05/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Faça já sua adesão à Manobra da Alegria 2017

Você tem até o dia 30 de junho para realizar sua adesão à campanha Manobra da Alegria deste ano. Essa é a data limite para enviar o endereço completo da unidade, nº de funcionários e, se quiserem, o t (...)

Parques de São Paulo ganham usina solar

Os parques paulistas começaram a ser abastecidos por energia solar. O fornecimento foi implementado no início do mês no Villa-Lobos e no Cândido Portinari, e dia 26 o governador Geraldo Alckmin (PSDB) (...)

Sobram carros e desordem (Niterói/RJ)

Da noite para o dia, a Avenida Sete, que corta o Cafubá, deixou de ser uma via secundária e se transformou numa das mais movimentadas da Região Oceânica, caminho quase obrigatório para o novo túnel. A (...)

Estacionamento low cost em Lisboa já em junho

Para além de muitas vezes o estacionamento em Lisboa ser uma dor de cabeça, há outro problema acrescido: é caro, sobretudo nas zonas amarela e vermelha. Mas há uma boa notícia para quem tem de ir todo (...)

Aquaplanagem: o que é e como evitá-la

A aquaplanagem é um fenômeno em que um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto e desliza, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel. Por isso, para di (...)


Seja um associado Sindepark