Parking News

Crédito em estacionamento de shopping segue suspenso (RJ)

 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, por maioria de votos, confirmou, em sessão dia 18, que continua suspensa a Lei Municipal 6.459, de 9 de janeiro de 2019, que institui o crédito de minutos pagos e não utilizados nos estacionamentos públicos e privados. Os desembargadores ratificaram a liminar que havia sido concedida em fevereiro, de forma monocrática, para suspender a eficácia da lei.

A ação foi movida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) contra a Câmara Municipal do Rio de Janeiro com base no entendimento de que se trata de direito de propriedade e de livre iniciativa e, assim, não caberia a interferência do poder público. A Câmara Municipal entende, no entanto, que o sistema de cobrança por faixa de período e não pelo tempo utilizado descumpriria as regras que protegem o consumidor.

Para o desembargador Antônio Carlos Nascimento, relator, o assunto tratado pela lei é limítrofe com o direito do consumidor, mas regulamenta o direito de propriedade. “Não pode o município estabelecer preços, tarifas para o estacionamento privado”, afirmou durante a sessão de julgamento, destacando que, em duas ocasiões anteriores, o Órgão Especial já ratificou o entendimento de que não é possível estabelecer este tipo de definição de preço.

Fonte: O Fluminense - Niterói - 20/03/2019

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Áreas de estacionamento

O 1º Parking Lab Expo será realizado de 21 a 23 de maio no São Paulo Expo, voltado a profissionais da área de estacionamento do país (...)

Quase tudo

46% dos clientes de sistema de pagamento eletrônico usam o serviço para contas como estacionamento, combustível e até comida no drive-thru (...)

Como a internet mudou a vida do motorista

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelo Detran, como o de reciclagem para recuperação de CNH suspensa ou cassad (...)


Seja um associado Sindepark