Parking News

CPFL estuda investida no mercado de eletromobilidade

 

A aguardada evolução da presença dos carros elétricos no Brasil pode criar novas oportunidades de negócio não só para a indústria automotiva. A CPFL, empresa que gera e distribui energia em quatro estados brasileiros, está dedicada a descobrir possibilidades de atuação no setor de eletromobilidade. A empresa concluiu amplo estudo sobre o tema, o projeto Emotive, que avaliou por cinco anos a performance de modelos eletrificados em condições reais de uso por empresas e pessoas físicas.

Com 16 veículos de várias marcas e 25 postos de recarga, o programa acumulou 450 mil quilômetros rodados, envolveu mil colaboradores e contou com a parceria de uma série empresas da região de Campinas (SP), como Bosch, Hertz e Graal.

O objetivo do estudo era avaliar o impacto da tecnologia na demanda por energia elétrica no Brasil, entender os hábitos dos clientes quando rodam com estes modelos e dar alguns passos para criar um ecossistema de mobilidade no Brasil que envolva vários elos das iniciativas pública e privada. Com um amplo mapeamento nas mãos, a CPFL pretende agora entender quais modelos de negócio pode desenvolver para participar deste novo mercado.

Ele avalia que, além de investir em geração e distribuição para atender à demanda, a companhia poderá usar a sua experiência no desenvolvimento de sistemas de energia, cobrança por consumo, manutenção e infraestrutura de rede de recarga.

“Poderíamos oferecer estes serviços para terceiros, como postos de abastecimento de carros elétricos, por exemplo”, diz. Sem dar muitos detalhes, ele diz que a empresa está debruçada em entender suas possibilidades neste novo universo. Outro objetivo agora que o levantamento está concluído é contribuir para o desenho de normas e leis que façam sentido para estimular o avanço da mobilidade elétrica.

Fonte: revista Automotive Business, 19/06/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Impactos das leis urbanas para os estacionamentos

Por Jorge Hori* - Ao isentar a área construída com garagens do cálculo do coeficiente de aproveitamento, para efeito da concessão onerosa do direito de construir, as leis urbanas no Município de São P (...)

Este espaço é bem melhor com sua participação

Queremos lembrá-lo de que o espaço da nossa newsletter é seu e dos demais associados. O Parking News traz notícias que giram em torno da atividade de estacionamentos, de mobilidade urbana, tendências (...)

Concessão do Pacaembu (SP)

A SP Negócios realizou ontem (25) a última reunião informativa com 16 grupos investidores potencialmente interessados na concessão do Complexo do Pacaembu, antes da abertura de envelopes com as propos (...)

De volta as cancelas em pedágio eletrônico

O uso de cancelas nas faixas de cobrança automática dos postos de pedágio das rodovias estaduais voltou a ser obrigatório desde a zero hora do dia 23. A determinação consta em uma liminar concedida pe (...)

Estacionamento rotativo será ampliado (Erechim/RS)

O estacionamento rotativo pago de Erechim será ampliado no próximo mês. Mais de 400 vagas estarão disponíveis aos usuários na zona azul. De acordo com o supervisor da empresa concessionária do estacio (...)

Rotativo (ES)

Em Vila Velha, projeto de lei quer cobrança do estacionamento rotativo de acordo com o tempo de permanência dos carros nas vagas. Na Serra, a primeira cobrança dá direito a meia hora e, a partir daí, (...)


Seja um associado Sindepark