Parking News

Corpus Christi é feriado em SP em 2022 ou ponto facultativo?

A próxima possibilidade de descanso do calendário é o dia de Corpus Christi, em 16 de junho, considerado feriado municipal e estadual em diversas localidades do Brasil. Mas, você sabe se Corpus Christi é feriado em SP? Conheça mais sobre a data e sua origem.

Corpus Christi é feriado em SP?

Corpus Christi não é feriado em SP em 2022. Neste ano, a comemoração religiosa vai cair no dia 16 de junho, e é considerada ponto facultativo no calendário nacional. Ou seja, é uma data opcional, em que fica a cargo da empresa decidir se será um dia de trabalho ou não. No entanto, muitos estados e municípios costumam incluir a comemoração religiosa no calendário de feriados oficiais, como é o caso das cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Mas, em 2022, o cenário será diferente para os paulistanos. Em 2021, por conta da pandemia de covid-19, a prefeitura de SP emitiu um decreto que antecipava os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra do ano passado e deste ano, assim como o Aniversário de São Paulo de 2022, para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril de 2021. A ação foi uma das tentativas para conter o avanço do vírus na capital, aumentando a possibilidade de isolamento social por parte da população. Dessa forma, as instituições que aderiram ao megaferiado na época vão ter dias de descanso a menos em 2022.

Corpus Christi no Brasil

No Brasil, o dia de Corpus Christi é feriado municipal em diversas cidades. Em função da grande tradição católica no país, há várias práticas que foram consolidadas nessa celebração religiosa. Uma delas é a procissão realizada nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Além disso, alguns municípios costumam realizar a produção de tapetes, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Eles são confeccionados nas ruas, a partir do uso de diversos produtos, como, por exemplo, serragem, areia, flores e borra de café.

O que se comemora em Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi não é feriado em SP em 2022, mas continua carregando grande importância para a Igreja Católica, sendo também celebrado em algumas igrejas anglicanas e luteranas. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Essa data tem como objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, ritual sagrado instituído por Jesus durante a realização da Última Ceia.

Mas o surgimento da data da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo se deu quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. Entre as possíveis origens do dia de Corpus Christi, está a história de um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado em questionamento sobre a presença de Cristo no pão consagrado. Com isso, ele decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Passando por Bolsena, na Itália, enquanto era celebrada a Santa Missa, a dúvida surgiu novamente.

No entanto, na hora da Consagração, a resposta lhe veio em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, o sanguíneo e a toalha do altar. Diante disso, a pedido do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Oviedo, na Espanha, em solene procissão, que foi a primeira com sinais de Eucaristia.

Próximos feriados nacionais em 2022

De acordo com a portaria nº 14.817, lançada pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021, neste ano vamos ter 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos. Entre eles, o dia de Corpus Christi não é feriado em SP, mas continua como ponto facultativo em algumas localidades. Confira quando serão os próximos dias de descanso em 2022:

16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro: Finados (feriado nacional);

15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);

25 de dezembro: Natal (feriado nacional).
DCI Digital, 06 06 2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark