Coronavírus: Detran.SP mantém calendário de licenciamento

No estado de São Paulo, o calendário de licenciamento de veículos continua valendo. Apesar da pandemia de Covid-19, o serviço está funcionando com emissão digital, pois as unidades do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) permanecem fechadas até o dia 31 de maio de 2020.
Contudo, o órgão prorrogou o prazo de pagamento para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular). Assim, exclusivamente neste período de pandemia, o proprietário de veículos a GNV terá os laudos de vistoria de identificação veicular com validade prorrogada até o dia 30 de junho de 2020.
A medida é válida somente para laudos expedidos a partir do dia 2 de janeiro de 2020. Segundo o órgão, o licenciamento para estes veículos também é realizado via Correios ou pela internet. Assim, o proprietário pode realizar o pagamento pelo sistema bancário e receber o documento no endereço cadastrado no Detran.SP.
“A taxa é de R$ 11,00 (onze reais), por este serviço de entrega. Para pagamentos feitos durante o horário comercial, em até 48 horas a versão digital do licenciamento já estará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT”, informou o órgão.
O calendário de licenciamento começou em abril para veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque com placa final 1. Confira:
Licenciamento online
Desde 7 de maio, a emissão do licenciamento anual está sendo feita apenas online no estado de São Paulo. Confira as orientações do Detran.SP:
Orientamos que, após o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais débitos pendentes, verifique na pesquisa de “Débitos, restrições e vistorias” se está disponível o seu Licenciamento Digital.
Caso já conste o licenciamento, acesse o Portal de Serviços do Denatran e faça a impressão do Licenciamento ou, se preferir, baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” para utilizar o seu CRLV-e. Este aplicativo encontra-se disponível no Google Play e no App Store e a sua utilização tem o mesmo valor legal que o documento impresso.
Desde dezembro de 2019, o Detran.SP disponibilizou no Estado o CRLVe, que é uma versão digital (eletrônica) do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional.
O documento poderá ser obtido no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” do Denatran disponível para telefone celular com sistema operacional Android e iOS. Nesta ferramenta estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.
Para verificar se o CRLV Digital está disponível para download no aplicativo, consulte o serviço online “Pesquisa de débitos e restrições” no portal do Detran.SP. Veja no campo “Licenciamento digital” a informação sobre a disponibilidade do CRLV Digital no aplicativo.
Para obter o CRLV Digital será necessário o cadastro no portal de serviços do Denatran, pois este acesso será solicitado no aplicativo. Na loja de aplicativos procure por “Carteira Digital de Trânsito – CDT”. Após o download do aplicativo, siga as orientações constantes no tutorial do Denatran para incluir o CRLV Digital.
DÚVIDAS
Acesse o menu “Veículos” e, em seguida, opção “Licenciamento anual” para todas as informações deste serviço. Se ainda persistir, acesse “Dúvidas Frequentes”, na página inicial do portal, escolha o tema de sua dúvida, preencha o formulário no “Fale com o Detran” – canal de comunicação com tempo médio de atendimento de 1 dia útil.
Fonte: Diário do Transporte, 17/05/2020

Carro de luxo no Instagram?

Na quarentena pela pandemia do coronavírus, com as concessionárias fechadas, a marca alemã BMW começou a vender por esse meio (...)