Coronavírus: BNDES anuncia ajuda a empresas e pessoas físicas

Como resposta às ameaças do coronavírus à economia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a injeção de R$ 55 bilhões como ajuda a empresas e pessoas físicas. Desse total, R$ 30 bilhões serão destinados especificamente aos setores de aeroportos, portos, energia, petróleo e gás, transporte, mobilidade urbana, saúde, indústria, comércio e serviços.
O primeiro passo será a transferência de R$ 20 bilhões dos recursos do PIS/PASEP para o FGTS, o que permitirá ao governo liberar aos trabalhadores novos saques.
O banco anunciou também que vai injetar R$ 19 bilhões em refinanciamentos de operações diretas feitas com o BNDES, sobre as quais haverá suspensão integral de juros por seis meses. O banco colocará outros R$ 11 bilhões em operações indiretas. Haverá ainda uma linha de crédito no valor de R$ 5 bilhões destinados ao financiamento de capital de giro para empresas que possuem faturamento de até R$ 300 milhões / ano. Essas empresas poderão, segundo o banco, pedir empréstimos de até R$ 70 milhões, com carência de dois anos e prazo de pagamento de até 60 meses.
Fonte: BNDES, 23/03/2020