Cor branca tingiu 39% dos veículos em 2019

A cor branca mantém seu predomínio em veículos no continente americano e também na Europa e Ásia. A conclusão é do estudo Basf Color Report 2019 de tintas automotivas. Segundo a empresa, 39% dos veículos fabricados em todo o mundo no ano passado foram pintados de branco. Segundo a Basf, a preferência pelo branco levaria em conta aspectos subjetivos como limpeza e pureza, relacionados ao desejo de preservação do meio ambiente.

A fabricante de tintas ressalta que ainda assim há diferenças importantes por região. Enquanto na Ásia-Pacífico quase um em cada dois veículos está pintado de branco, na América do Norte e na região que compreende Europa, Oriente Médio e África (Emea), a proporção é de um para cada três carros. Na América do Sul, a presença do branco é de 39%, exatamente como na média mundial.

Em todo o planeta, preto, cinza e prata continuam populares. Juntos, foram aplicados em outros 39% dos veículos fabricados em 2019. A tendência também é válida para o segmento dos SUVs, cuja preferência cresce entre os consumidores mundiais. O azul é outra cor com presença importante, com 9% de todos os carros produzidos em 2019. A cor levou vantagem sobre o vermelho, com fatia de 7%.
A aplicação de cores mais vivas é maior em automóveis do segmento B. Ainda segundo a Basf, marrom e bege crescem na preferência de consumidores na Europa, Oriente Médio e África. Na América do Sul, após o branco vem o prata, com 23% da preferência, seguido do cinza, com 14%. A fatia do preto no continente é de 11%. Sua participação global é mais alta, 16%.
A parcela do vermelho na região também é relevante, 8%.
Fonte: Automotive Business, 27/01/2020

Categoria: Mundo do Automóvel