Parking News

Consumidor recorre a veículos usados e vendas crescem 4% no bimestre


A venda de automóveis e comerciais leves usados em fevereiro somou 876,3 mil unidades, anotando discreta alta de 0,8% na comparação com janeiro. O confronto com fevereiro de 2020 aponta aumento de 15,1%. O bimestre teve 1,7 milhão de unidades negociadas, acréscimo de 4% sobre iguais meses do ano passado.
Os dados foram divulgados dia 3, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários. Segundo a entidade, fevereiro é em regra mais fraco que janeiro na venda de usados e um dos motivos é o carnaval.
“Neste ano o cancelamento do feriado e a queda da produção de veículos levaram o consumidor a optar por um seminovo”, estima o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
O crescimento dos leves foi puxado pelas transações de veículos comerciais de segunda mão, que somaram no bimestre 240 mil unidades, 11,7% a mais pelo confronto interanual. A demanda aquecida por transporte de mercadorias e comércio on-line explicam a alta bimestral mais acentuada que a dos automóveis. Segundo a entidade, a cada comercial leve zero-quilômetro negociado em fevereiro, 4,1 usados trocaram de dono.
São Paulo perde participação com alta de ICMS
Ainda de acordo com a Fenabrave, as vendas de veículos usados no Estado de São Paulo representavam quase 40% das transações de automóveis e comerciais leves usados no País. Mas o aumento de 207% na alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado a partir de 15 de janeiro de 2020 teria derrubado a participação estadual para 31,2% no segundo mês do ano.
Assumpção Júnior afirma que o governo de São Paulo está afugentando os negócios para outros estados e isso implicará perda de arrecadação.
Fonte: Automotive Business, 04/03/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark