Consumidor endividado e reabertura parcial de Detrans movimentam usados

A venda de automóveis e comerciais leves usados em maio somou 318,1 mil unidades, registrando alta de 118,4% sobre abril. No entanto, a comparação com maio de 2019 revela queda de 68,8%. O acumulado do ano teve 2,8 milhões de transferências de veículos leves, volume 35,1% menor que o anotado em iguais meses de 2019. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.

O crescimento em maio sobre abril teve diferentes motivos: “Foi fortemente influenciado pela volta de funcionamento de alguns Detrans, o que permitiu a realização das transações. Outro fato relevante é a própria crise, que fez muitas pessoas negociarem seus usados, seja para trocar por outro de menor valor, seja para revertê-los em dinheiro a fim de complementar a renda e honrar compromissos”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

De acordo com a Fenauto, entidade que reúne as associações dos revendedores de usados, o setor iniciou a recuperação a partir da última semana de abril, motivada também por mecanismos on-line utilizados por lojistas. Em maio, a relação de veículos leves usados para cada zero-quilômetro vendido foi de 5,6 para 1. Como comparação, em fevereiro, antes dos primeiros impactos da pandemia de Covid-19, essa taxa foi de 4 para 1.
Fonte: Automotive Business, 03/06/2020

Reabertura da economia

Por Jorge Hori* - O Governo do Estado de São Paulo iniciou uma flexibilização parcial e diferenciada dentro do Estado, com o Município de São Paulo dentro (...)