Congresso debate inovações e oportunidades de negócios

O dia de palestras e debates promovido pelo 8º Congresso de Estacionamentos e Mobilidade, de que o Sindepark foi copromotor, levantou diversas reflexões sobre os papéis de todos os elementos atuais que integram a mobilidade urbana, além do debate sobre as oportunidades de negócios para os estacionamentos com as mudanças de comportamento da população e o crescimento de inovações tecnológicas. Este ano o evento foi realizado no dia 24 de outubro no Centro de Convenções Rooftop 5, em Pinheiros, na capital paulista.

O presidente do Sindepark, Marcelo Gait, realizou a abertura do evento ao lado do presidente da Abrapark, Sergio Morad, para dar um panorama dos temas abordados pelos palestrantes e nos painéis de debate.

Marcelo Gait também foi o mediador do Painel III – O Estacionamento como Hub de Mobilidade e as Possibilidades de Receitas Acessórias, com Guido Sonnino, da JLL Serviços Imobiliários Corporativos; Thiago Mendonça, da Turbi Aluguel de Carros por Aplicativo; e Emilio Sanches, diretor financeiro da Estapar.

O presidente do Sindepark falou do dinamismo do setor, que já está buscando novas receitas, com funções acessórias, diante da necessidade de agregar valor aos empreendimentos. E ressaltou que a maior dificuldade das empresas está na gestão para implantação das mudanças.

Thiago Mendonça, da Turbi, chamou atenção para o fato de que os estacionamentos são parceiros das empresas de locação de automóveis e vê um grande potencial de negócios em São Paulo, que é um gigante em números no quesito mobilidade.

Emilio Sanches, da Estapar, disse acreditar que muitas mudanças vão acontecer nos próximos cinco anos, com problemas de trânsito, mais carros, e os estacionamentos devem colocar-se como hub de mobilidade.

Gait ressaltou as dificuldades reais para as mudanças, como aluguéis altos, legislação, gestores que não colocam os estacionamentos como parceiros. A realidade é desafiadora, afirma, no entanto, segundo ele, o setor está aberto a novas ideias.

Guido Sonnino, da JLL, disse que a empresa está tentando fomentar outros serviços, como vending machines, bike café, funilaria de pequenos reparos, e os proprietários começam a enxergar que precisam colocar serviços, porque garagem vazia significa  perda de receita.

Após o encerramento do painel, todos os presentes puderam participar de um Happy Hour, no Parking Lounge.

Categoria: Notícias Sindepark