Confiança de Serviços sobe após quatro quedas consecutivas, diz FGV

setordeservicos-436

Segundo levantamento da FGV, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,8 ponto na passagem de junho para julho, para 87,5 pontos, segundo menor nível do ano, na série com ajuste sazonal. Esse resultado interrompe a sequência de quatro quedas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o resultado ainda mostra tendência de queda nos últimos meses.

“A reação da confiança do setor de serviços em julho não foi suficiente para compensar a perda verificada em junho. Se na leitura das empresas sobre a situação corrente houve uma recuperação, a percepção sobre os próximos meses manteve a trajetória negativa. Assim, o início do segundo semestre mostra que as empresas vislumbram um cenário de recuperação ainda muito tímida, o que deve estar relacionado à frustração com o fraco desempenho corrente e à elevada incerteza associada ao processo eleitoral”, analisa Silvio Sales, consultor da FGV IBRE.

Houve alta da confiança em 9 das 13 principais atividades pesquisadas. O Índice da Situação Atual (ISA-S) avançou 1,6 ponto, devolvendo a queda de junho, para 86,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) se manteve relativamente estável ao variar -0,1 ponto, para 88,6 pontos, menor nível desde dezembro de 2016 (83,0 pontos).

A maior contribuição para a alta do ISA-S em julho veio do indicador que avalia a Situação atual dos negócios, que avançou 2,7 pontos, para 88,1 pontos, recuperando as perdas de maio e junho. Dentre os quesitos que compõem o IE-S, o indicador que mede a Demanda para os próximos três meses foi o único a contribuir para a queda, ao recuar 2,6 pontos, para 87,9 pontos, o menor nível desde setembro de 2017 (87,3).

No movimento do indicador em julho, predomina uma sinalização de cautela das empresas em relação às expectativas de recuperação do setor de serviços em meio ao atual cenário do país.

A edição de julho de 2018 do ICS coletou informações de 2.005 empresas entre os dias 2 e 25 de julho. A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 29 de agosto de 2018.

Fonte: FGV Ibre, 30 de julho de 2018

IGP-M desacelera e varia 0,51% em julho

Segundo aponta a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou e variou 0,51% em julho, ante 1,87% no mês anterior. Contribuíram para esse resultado a normaliza (...)

Waymo testa carros autônomos com Walmart