Companhias formalizam cooperação para carro autônomo

A Daimler e o Grupo BMW assinaram a cooperação para o desenvolvimento de sistemas para carros autônomos. As duas empresas vão compartilhar suas experiências para acelerar os ciclos de inovação nessa área. A meta é lançar na próxima década automóveis com nível 4 da tecnologia, capazes de rodar praticamente sozinhos, com intervenções pontuais do motorista.

Com a união dos esforços, além de compartilhar custos a Daimler e o Grupo BMW pretendem unir forças no desenho dos padrões da tecnologia para a indústria automotiva, além de trabalhar pela regulamentação dos carros autônomos. “É um dilema do ovo e da galinha. Alguém precisa definir os parâmetros para a legislação acompanhar”, comentou à Reuters Klaus Froehlich, membro do conselho da BMW com responsabilidade pelo desenvolvimento.

As duas empresas também têm outra parceria focada no desenvolvimento de serviços de mobilidade, oficializada em fevereiro deste ano. O trabalho envolve a criação de cinco joint ventures voltadas às diferentes demandas deste mercado: serviços multimodais, recarga elétrica, transporte sob demanda, estacionamento e compartilhamento de carros.

Fonte: Automotive Business, 08/03/2019