Como será o Rotativo de Joinville (SC)

parquimetrojuizfora-885O estacionamento rotativo deve voltar a operar até o fim deste ano em Joinville. O novo sistema será mais moderno do que o antigo, com uso da tecnologia para pagamento e monitoramento das vagas, além de outras novidades para os motoristas, como o avanço da cobrança para ruas de bairros vizinhos ao Centro.

O edital de licitação do estacionamento rotativo será lançado no próximo dia 19. Após 30 dias será conhecida a empresa vencedora, que terá mais 90 dias para ativar o novo sistema. O novo modelo terá 2,1 mil vagas na fase inicial, com previsão de expansão de mais 1,1 mil a partir de 2020.

A novidade é a chegada do sistema em ruas dos bairros América, Anita Garibaldi, Atiradores e Bucarein. A expectativa do município é de que ele esteja operando até o Natal. O contrato de concessão do serviço é de 20 anos.

A Prefeitura estabeleceu o valor máximo da tarifa a ser paga pelos motoristas em R$ 3,50. No entanto, ele deve ser menor, já que a empresa vencedora da licitação será a que oferecer o menor preço. O modelo também prevê a novidade de fracionamento da tarifa a cada 15 minutos. Ou seja, caso o motorista pague para ficar uma hora e permaneça menos tempo, ele ficará com a diferença do valor como crédito a ser usado em uma próxima oportunidade.

Isso será possível por meio da tecnologia presente no serviço. O pagamento para utilização das vagas poderá ser feito por meio de aplicativo, site, pontos de vendas físicos ou parquímetros.

Fonte: A Notícia - SC - 10/07/2018