Parking News

Comerciantes querem barrar primeira ciclovia de Doria

ciclofaixace-994

Os comerciantes da avenida Zelina, na Vila Prudente (zona leste), estão organizando um abaixo-assinado para evitar que a gestão João Doria (PSDB) construa uma ciclovia no local. O projeto, apresentado pela prefeitura na semana passada, é a primeira proposta da gestão para uma nova ciclovia na capital.

A proposta foi discutida com moradores, ciclistas e comerciantes na prefeitura regional. A ideia apresentada pela prefeitura é construir a nova ciclovia para substituir outras no bairro (localizadas em vias secundárias, que têm aclives mais intensos). Pela proposta, a faixa para bicicletas ficaria entre a calçada e o espaço reservado para estacionamento de veículos.

Vaga de estacionamento

Dono de uma papelaria que fica há 49 anos na avenida, Márcio Matsukuma, 59 anos, diz que a maior preocupação dos comerciantes é que a ciclovia prejudique o movimento das lojas. "As vendas já estão fracas, imagine se aumentar a dificuldade de estacionar na porta", diz.

O abaixo-assinado contra a ciclovia fica ao lado do caixa de sua loja. Para Fernando Scarcella Miranda, 58 anos, dono de uma lanchonete, a questão não é ser contra a ciclovia, mas a condição de tráfego na avenida. "Aqui passam ônibus articulados, que já ficam apertados no formato atual. A coisa vai ficar pior se criarem e reduzirem o espaço para a circulação de veículos", afirma. "O trânsito é muito perigoso aqui, é melhor fazer em uma via um pouco mais tranquila", diz o repositor Artur Jaydan, 24 anos. Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que "não há nenhuma definição" sobre a ciclovia da avenida. E diz que quer melhorar a qualidade e a utilidade da rede existente. 

Modelo mantém vaga de estacionamento

O novo projeto de ciclovias criado pela Prefeitura de São Paulo difere do modelo implementado pela gestão Fernando Haddad (PT), que deu início ao projeto em 2014. Na ocasião, com a instalação da ciclovia, a vaga de estacionamento na via era extinta. Com o novo projeto, os carros poderão estacionar, já que a vaga de estacionamento não ficará nula. A ciclovia será feita entre a calçada e esta vaga.

Fonte: Agora São Paulo - 26/09/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Uma perspectiva complexa

Por Jorge Hori* A essência do negócio de estacionamentos pagos é a locação remunerada de um espaço para permanência transitória de um veículo (...)

O bom exemplo que vem de Gravataí (RS)

Você já pensou em pagar o estacionamento rotativo ou parquímetro com cartão de crédito ou débito, ou ainda por meio de aplicativo? Essas facilidades já ocorrem no Centro de Gravataí. São 12 parquímetr (...)

Novo estacionamento rotativo (Itapema/SC)

Uma das cidades que mais recebe turistas no Litoral Norte, Itapema passará a contar com um sistema de estacionamento rotativo em suas principais ruas e avenidas. O projeto de lei, de autoria do munic (...)


Seja um associado Sindepark