Com sistema digital, nova zona azul deve funcionar dentro de um mês, diz secretário (Araras/SP)

rotativotatui-229

E a esperança de, enfim, uma melhoria no trânsito da região central de Araras ser concretizada está próxima. Segundo o secretário municipal de Administração, Bruno César Roza, o novo sistema deve funcionar ainda este mês.

A informação foi dada em primeira mão pelo secretário, dia 31, durante entrevista ao programa Opinião do Meio-Dia, transmitido diariamente e ao vivo pela Rede Opinião de TV.

“A licitação da zona azul foi bem delicada, fizemos com bastante calma e responsabilidade. Estamos na fase da assinatura do contrato e creio que no prazo de 30 dias teremos o sistema operando em nossa cidade”, disse Bruno, justificando as reclamações constantes sobre a falta de vagas para estacionamento na região central.

O estacionamento rotativo em Araras está suspenso desde 12 de janeiro deste ano. A decisão aconteceu após o vencimento do contrato entre a Prefeitura e a empresa Hora Park/Estapar. Na época, o prefeito Pedro Eliseu Filho (PSDB) alegou que, por conta de problemas jurídicos, a nova licitação que foi aberta no ano passado para a Zona Azul foi impugnada pela própria Hora Park. Com isso, o processo está parado e não houve tempo de manter o estacionamento rotativo funcionando.

Nova Zona Azul

A Zona Azul de Araras contará com o sistema Digipare, que está em funcionamento em quase 40 cidades de todas as regiões do Brasil e pertence a uma empresa ararense, inclusive.

A proposta é universalizar o acesso ao serviço do estacionamento rotativo, utilizado por milhares de pessoas diariamente, permitindo que o motorista possa escolher a melhor forma de emitir o tíquete com toda comodidade e conforto.

Segundo a empresa, o jeito mais fácil de pagar a Zona Azul é pelo aplicativo Digipare com download gratuito (sistemas iOS, Android e Windows). Após fazer o cadastro, registrar os dados do veículo e a forma de pagamento, o usuário compra os créditos. Ao estacionar nas ruas, emite o tíquete pelo celular. O valor é descontado do saldo comprado anteriormente. Também pode renovar e regularizar o tíquete da Zona Azul pelo aplicativo. Tudo na palma da mão.

Se preferir o motorista também pode emitir o tíquete no comércio, nos chamados postos de venda oficial. É só informar o tempo de uso da vaga, de acordo com as regras da Zona Azul de Araras, e a placa do veículo.

Outra novidade no novo sistema será a fiscalização, que será feita por guardas municipais, ao invés de pessoas contratadas pela empresa, como era na antiga zona azul. Segundo o prefeito, a tolerância tende a ser maior que anteriormente e os guardas terão o objetivo de multar o menos possível, orientando os motoristas.

Valores da Zona Azul

Conforme divulgado pelo Opinião em fevereiro deste ano, os novos valores cobrados, além do preço de R$1,50 ahora, o motorista tem a opção de estacionar também por 30 minutos pagando R$ 0,75. Se o tempo de estacionamento for duas horas, o valor passa para R$ 2,50. Anteriormente, o valor para meia hora era de R$ 0,50 (com o uso do cartão ou aplicativo de celular) e por duas horas R$ 1,50.

De acordo com a Prefeitura, a tolerância para que não haja autuação será de 10 minutos após o vencimento do tíquete e também 10 minutos, depois do veículo estacionado, para que o motorista possa colocar o comprovante em um local visível do carro.

O sistema contará com a fiscalização de guardas municipais e, segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, Moisés Daniel Furlan, serão empenhados 20 gms para a função. A princípio os guardas que compõem o atual efetivo da corporação vão exercer a fiscalização do estacionamento rotativo. “Está previsto para daqui pouco mais de 90 dias a formação de novos guardas que atuarão no sistema rotativo de veículos. Eles estarão armados e também vão contribuir para a segurança na região central”, explicou.

De acordo com os tópicos do novo projeto enviados à imprensa pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional (Secom) em fevereiro, o contrato terá valor equivalente a 30% do total arrecadado por mês com o estacionamento rotativo. Os outros 70% serão utilizados pela Prefeitura em investimentos nas áreas de segurança pública e trânsito (85% desta arrecadação municipal) e saúde (10%), além de ações voltadas ao comércio de Araras (5%).

O potencial previsto de arrecadação com a zona azul em Araras por mês, de acordo com a Prefeitura, é de R$ 200.000,00, ou seja, R$ 140.000,00 ficariam com o município e os outros R$ 30 mil com a empresa vencedora da licitação.

Fonte: Jornal Opinião - Araras - 01/08/2017

Liminar desobriga credencial para idoso (Sorocaba)

Uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) derrubou a obrigatoriedade do uso de uma credencial emitida pela Urbes - Trânsito e Transporte para que idosos e seus acomp (...)

Parquímetros começam a funcionar em Vitória (ES)