Chevrolet Opala completa 50 anos

Há 50 anos, no dia 19 de novembro de1968, aChevrolet começou a mudar sua imagem no Brasil. A montadora norte-americana, que até então só vendia no País caminhões e utilitários, lançou seu primeiro automóvel de passeio. Com nome de pedra preciosa, o Opala chegava oferecendo luxo e status.

O sedã nasceu ao mesmo tempo em que o Masp mudava-se para sua nova sede, na Avenida Paulista. E também estreava no mesmo mês em que a Rodovia Castello Branco era inaugurada. O Opala estava com pista livre (e nova) pela frente.

A estreia ao público ocorreu no 6º Salão do Automóvel de São Paulo, na época sediado no Parque do Ibirapuera. Vinha com carroceria de quatro portas em duas versões de acabamento (Standard e De Luxo) e duas de motor. O Opala era oferecido com propulsor 2500 de quatro cilindros (80 cv) ou o 3800 de seis cilindros (125 cv). O câmbio era manual de três marchas, com alavanca na coluna de direção.

Em 1974, nasce a perua Caravan, além da versão Comodoro, mais luxuosa. Além disso, no fim desse ano a Chevrolet promove alterações na dianteira, traseira e painel. Mudam faróis, lanternas, para-choques e grade.

Antes da virada da década, em 1979, chega a versão Diplomata, a mais luxuosa da linha, e o modelo passa pela maior reestilização. Na frente, novos faróis, retangulares. Daí em diante, o visual muda pouco, com a inclusão dos faróis de neblina na vertical, entre a grade e o farol, em 1985.

Apesar dos pontos negativos, em 16 de abril de 1992 o Opala alcançou a marca de 1 milhão de unidades vendidas, barreira que na época tinha sido superada apenas pelo Fusca e pela Kombi. O fim da vida do modelo foi anunciado no Jornal do Carro do dia 22 de julho do mesmo ano, quando os preços do Opala deixaram de aparecer na tabela.

Fonte: CNB, Jornal do Carro, 26/11/2018

Categoria: Mundo do Automóvel

Venha fazer seu treinamento na nossa sede

Alguns de nossos associados já estão utilizando o auditório do Sindepark para realizar treinamentos, como a Multipark, por exemplo. Na foto, colaboradores dessa empresa participam de um curso em (...)