Centro de Manaus é como uma zona de guerra

Suspenso até o momento por conta da pandemia do Covid-19, a cobrança de vagas de estacionamento rotativo do serviço “Zona Azul”, que abrange a área central de Manaus e também o conjunto Vieiralves, está dividindo ainda mais opiniões entre o empresariado - que é a favor do retorno imediato da medida -, e flanelinhas, condutores de veículos e lojistas que são terminantemente contra sua existência.
O argumento dos empresários é que os estabelecimentos instalados no Centro de Manaus estão sofrendo as consequências e prejuízos da desorganização do trânsito na área histórica.
Quando criado, o Zona Azul ofertava 3.323 vagas, sendo 2.694 vagas na área central de Manaus e outras 629 no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul da capital amazonense, com o serviço sendo realizado pela empresa Consórcio Amazônia.
A diretoria da Associação Comercial do Amazonas (ACA) decidiu oficializar, junto à Prefeitura de Manaus e ao consórcio que administra o estacionamento rotativo, o pedido de imediato retorno do Zona Azul sob o argumento da falta de estacionamento e desorganização do trânsito na área central da capital.
Por meio de sua assessoria de comunicação, a ACA informou que pretende “se unir à Federação do Comércio (Fecomércio) e à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-AM), que já manifestaram o mesmo interesse. A proposta é de uma retomada do estacionamento oficial no centro já a partir da primeira semana de agosto”.
“Pretendemos reunir comerciantes para que se entendam o quanto isso está influenciando no comércio. As lojas já abriram e precisamos que os clientes voltem a encontrar onde estacionar no centro. Hoje as vagas estão sendo ocupadas de forma errada, sem a rotatividade que beneficiou o acesso do cliente às lojas”, explicou Jorge Lima, presidente da Associação Comercial do Amazonas, em reunião semanal do empresariado realizada na última semana.
O dirigente, que conduziu o encontro, se dispôs a dar andamento às demandas como o envio de ofícios, ontem, pedindo a retomada do Zona Azul e ainda procurar, presencialmente, os representantes para reforçar essa necessidade imediata de retorno.
No encontro da ACA, os empresários se manifestaram a favor do reinício do Zona Azul.
Edifício-garagem precisa de apoio, dizem empresários
Um outro ponto envolvendo  estacionamento, que também entrou na discussão na ACA, foi o Edifício-garagem localizado  na rua Floriano Peixoto, Centro, e que, segundo os diretores, está desativado.
“O edifício-garagem foi interditado sob o argumento de problema de segurança antes do começo do Zona Azul”, disse o 2º tesoureiro, Victor Amaral. A diretora Acácia Ferreira também se manifestou sobre o assunto. “Precisamos pedir um apoio para o edifício garagem. Eu acho injusto e desleal com os comerciantes a interdição do edifício.  São mais de dois anos fechado e é um prejuízo muito grande.”
Em março, a Associação dos Empresários do Vieiralves (AEV) elaborou proposta para mudar a lei do Zona Azul em Manaus, permitindo que as regras do estacionamento rotativo fossem adequadas às características de cada região da cidade onde o sistema for implementado.
Prefeitura vai prorrogar a suspensão de cobrança de novo
A Prefeitura  de Manaus informa que o serviço está suspenso desde 25 de março e que sempre manteve o diálogo com toda e qualquer categoria que procure o município em busca de soluções para a cidade e reforça que analisa o pleito dos comerciantes e o melhor encaminhamento às questões. Por outro lado, a Prefeitura deixa claro que, neste momento, a prioridade é avaliar a evolução da pandemia de Covid-19, pois a situação ainda requer cuidados. Diante disso, a prorrogação da suspensão de cobrança do Zona Azul já vinha sendo analisada. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias.
Fonte: A Crítica - AM - Cidades - 31/07/2020

Cenário econômico exige ajustes das empresas

Por Jorge Hori* - Fica cada vez mais evidente que a economia brasileira, influenciada pela economia paulista, irá se recuperar lentamente, não havendo nenhuma evidência de uma recuperação (...)

Entenda o Plano SP