Carros autônomos com olhos

Já está sendo desenvolvido um sistema de olhos para os carros autônomos com o objetivo de fazer os veículos "sentirem" o ambiente ao seu entorno. Câmeras com inteligência artificial irão permitir que os carros transitem pelas ruas sem motorista por meio do sistema a laser Lidar (light detection and ranging, em inglês)

O Lidar emite raios laser e mede quanto tempo eles levam para se recuperar dos objetos. Isto fornece as chamadas nuvens de pontos para desenhar mapas 3D dos arredores. Eles podem ser analisados por computadores para reconhecer objetos tão pequenos quanto uma bola ou tão grandes quanto um campo de futebol e podem medir distâncias com muita precisão.

Trata-se de uma tecnologia similar à usada na missão Apolo em 1971 para mapear a lua. Entretanto, em 2000 esse sistema foi inovado para atender a corrida por carros autônomos, o Grand Challenge, evento anual realizado nos Estados Unidos.

Em 2007, cinco das seis equipes para terminar a corrida empregavam o sistema da Velodyne. Esses lasers rotativos, os chamados spinners, foram montados nos telhados dos carros para proporcionar uma visão de 360 graus. Veículos autônomos têm outras maneiras de perceber o que os rodeia, mas todos eles têm fraquezas. Mas é um caminho irreversível, sem volta, e a sociedade precisa estar preparada.

Fonte: site Portogente, 23 de novembro de 2019

Empresários veem avanço econômico em 2020

Por Jorge Hori* - A macroeconomia abrange todo o conjunto de uma economia, caracterizada por indicadores agregados que compreendem tanto produções de alta renda, como de pequena renda individuais (...)

Estacionamento pago (DF)