Carro compartilhado pode piorar o trânsito

aplicativotransito-468

Por Jorge Hori*

A liberação do carro compartilhado do rodízio é, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia para o motorista. De uma parte, o usuário que tem acesso a um local para retirar o carro não precisará de um segundo carro, só para usar no dia do rodízio.

De outra parte, o carro compartilhado irá aumentar o volume de carros em circulação, agravando os congestionamentos.

Há uma impressão equivocada sobre as causas dos congestionamentos provocada pela impressão visual, reforçada por interpretações errôneas das estatísticas.

O problema dos congestionamentos não é o tamanho da frota, seja em números absolutos ou em índice de carro por família. Cidades mais desenvolvidas - no mundo - têm índices maiores de frota e padrões de congestionamento menores.

O problema não é a frota, mas a sua utilização. Em termos técnicos, não é o estoque, mas o fluxo.

O carro compartilhado ajuda a conter o crescimento da frota, mas aumenta o uso. O carro compartilhado pode resolver para os usuários o problema da falta de estacionamentos nas vias públicas.

Com a reserva de vagas, nas vias públicas, para o carro compartilhado a Prefeitura Municipal gera uma facilidade e cria problemas.

A facilidade pode estar na disponibilidade de vagas próximo ao destino. Mas pode criar dois problemas do tipo “Regulador Xavier”: 1 - excesso ou  2 - escassez.

O uso excessivo de determinada localidade poderá fazer com que eventual retardatário encontre todas as vagas ocupadas e tenha que sair à busca de outro ponto onde possa deixar o carro compartilhado. Significa perda de tempo, maior circulação, aumentando os congestionamentos, atraso para chegar ao compromisso e elevada irritação.

A escassez, com espaços vazios, mas reservados apenas aos compartilhados, gera irritação e usurpação, como já ocorre com as vagas reservadas aos deficientes, idosos e mesmo táxis.

O carro compartilhado é uma solução moderna, positiva para os motoristas e para o conjunto da cidade, mas que requer competente gestão e custos. Não poderá ser uma solução haddadista com mera pintura de faixas, sem fiscalização e sem uso adequado.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Mantido veto à lei para estacionar

O Tribunal de Justiça (TJ) manteve a suspensão da lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em fevereiro deste ano que proibia estacionamentos de cobrarem tarifas por "hora cheia" em (...)

Vaga dinâmica

A zona azul por celular que funciona em São Paulo deve passar por mudanças, diz Rodrigo Pirajá Wienskoski, presidente da São Paulo Negócios, órgão da prefeitura paulistana. Duas empresas oferecem (...)