Parking News

Carro compartilhado pode piorar o trânsito

aplicativotransito-468

Por Jorge Hori*

A liberação do carro compartilhado do rodízio é, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia para o motorista. De uma parte, o usuário que tem acesso a um local para retirar o carro não precisará de um segundo carro, só para usar no dia do rodízio.

De outra parte, o carro compartilhado irá aumentar o volume de carros em circulação, agravando os congestionamentos.

Há uma impressão equivocada sobre as causas dos congestionamentos provocada pela impressão visual, reforçada por interpretações errôneas das estatísticas.

O problema dos congestionamentos não é o tamanho da frota, seja em números absolutos ou em índice de carro por família. Cidades mais desenvolvidas - no mundo - têm índices maiores de frota e padrões de congestionamento menores.

O problema não é a frota, mas a sua utilização. Em termos técnicos, não é o estoque, mas o fluxo.

O carro compartilhado ajuda a conter o crescimento da frota, mas aumenta o uso. O carro compartilhado pode resolver para os usuários o problema da falta de estacionamentos nas vias públicas.

Com a reserva de vagas, nas vias públicas, para o carro compartilhado a Prefeitura Municipal gera uma facilidade e cria problemas.

A facilidade pode estar na disponibilidade de vagas próximo ao destino. Mas pode criar dois problemas do tipo “Regulador Xavier”: 1 - excesso ou  2 - escassez.

O uso excessivo de determinada localidade poderá fazer com que eventual retardatário encontre todas as vagas ocupadas e tenha que sair à busca de outro ponto onde possa deixar o carro compartilhado. Significa perda de tempo, maior circulação, aumentando os congestionamentos, atraso para chegar ao compromisso e elevada irritação.

A escassez, com espaços vazios, mas reservados apenas aos compartilhados, gera irritação e usurpação, como já ocorre com as vagas reservadas aos deficientes, idosos e mesmo táxis.

O carro compartilhado é uma solução moderna, positiva para os motoristas e para o conjunto da cidade, mas que requer competente gestão e custos. Não poderá ser uma solução haddadista com mera pintura de faixas, sem fiscalização e sem uso adequado.

 

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias. 

NOTA:
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

Mantido veto à lei para estacionar

O Tribunal de Justiça (TJ) manteve a suspensão da lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em fevereiro deste ano que proibia estacionamentos de cobrarem tarifas por "hora cheia" em (...)

Vaga dinâmica

A zona azul por celular que funciona em São Paulo deve passar por mudanças, diz Rodrigo Pirajá Wienskoski, presidente da São Paulo Negócios, órgão da prefeitura paulistana. Duas empresas oferecem (...)

Futuro da Ceagesp opõe prefeitura a União

O futuro do maior entreposto de alimentos da América Latina voltou a ser motivo de embate entre a Prefeitura de São Paulo e a União, após mais de uma década de negociações para a transferência (...)

Marginais mais seguras

É auspicioso o balanço da redução dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, implantada há um ano. As estatísticas dos primeiros seis meses da medida mostram uma queda expressiva (...)

Santos terá aplicativo da Zona Azul

Até o final do ano, a CET-Santos deve implantar um aplicativo, por meio do celular, para a cobrança do Estacionamento Regulamentado na Cidade. O sistema, que está em uso na Capital desde o dia 11 (...)

Lei do farol baixo autua 37 por hora no Estado

Alvo de críticas por suposta falta de divulgação, a lei federal que obriga o uso de farol baixo nas rodovias durante todo o dia já resultou em 4.499 multas apenas nas estradas paulistas, segundo balan (...)

Isenção de taxa em estacionamento (MG)

Em uma tarde agitada na Câmara de Belo Horizonte, os vereadores aprovaram dia 12, em segundo turno, o Projeto de Lei 33/2013, que prevê a isenção de estacionamento em shoppings e hipermercados (...)

Faixa Azul fica mais caro (MG)

O preço do estacionamento rotativo em Belo Horizonte aumentou 7,3%. Desde ontem, dia 18, a folha unitária do Faixa Azul passou a custar R$ 4,10, antes era R$ 3,80. Já o talão com dez folhas sai por (...)

Táxi emissão zero

Enquanto o brasileiro assiste, atônito, a taxistas e "uberistas" em conflito, na Inglaterra, o fabricante dos emblemáticos cabs londrinos anuncia que conseguiu auxílio financeiro de 400 milhões de dól (...)

Plano irá alterar estacionamentos (PE)

A transformação de imóveis antigos em áreas livres para estacionamento cresce no Recife. Com uma frota incrementada em 233% nos últimos 26 anos, a necessidade por vagas aumentou na cidade e impulsiono (...)

Voyage chega aos 35 anos

O Volkswagen Voyage chegou aos 35 anos. O sedã foi lançado em julho de 1981, no ano seguinte à apresentação do Gol, e acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas até os dias atuais. Oferecido (...)


Seja um associado Sindepark