Parking News

Campinas institui cobrança por permanência efetiva em estacionamentos; sindicato vai à Justiça para barrar lei

estacionamentosbh-529

A Prefeitura de Campinas (SP) sancionou, dia 22, a lei que determina cobrança de estacionamento por tempo de presença. De acordo com a nova legislação, os estabelecimentos não poderão mais cobrar por “hora cheia” e receberão o pagamento do valor proporcional ao tempo que o veículo permaneceu no local. O projeto é de autoria do vereador Zé Carlos (PSB) e entrará em vigor em 60 dias.

O Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) informou, em nota oficial, que vai à Justiça contra a nova lei por entender que a proposta é inconstitucional.

“A lei tem flagrantes vícios de inconstitucionalidade, inclusive com decisões judiciais nesse sentido, uma vez que restringe o livre exercício do direito de atividade econômica”, diz o texto da nota.

A lei

A lei 15.490 foi publicada no diário oficial pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) dia 22. De acordo com o texto da nova lei, a cobrança terá como base o período de uma hora, mas, se o veículo permanecer no estacionamento por 20 minutos, o valor base cobrado pela hora deverá ser dividido por 60, para chegar a um valor que será cobrado por minuto.

A nova legislação diz ainda que o estacionamento deverá informar, por meio de placa ou cartaz, o valor da estadia pelo período de uma hora. Além disso, se o local cobrar preços diferentes por tamanho de veículo, também deve dizer os modelos na porta do estabelecimento. A determinação também vale para diárias e mensalidades, de acordo com o decreto.

Durante os 60 dias que ainda faltam para a lei entrar em vigor, o Procon vai analisar se a legislação precisa de algum tipo de regulamentação específica e como serão feitas as aplicações de multas.

Fonte: G1/Campinas e Região, 22/09/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Uma perspectiva complexa

Por Jorge Hori* A essência do negócio de estacionamentos pagos é a locação remunerada de um espaço para permanência transitória de um veículo (...)

O bom exemplo que vem de Gravataí (RS)

Você já pensou em pagar o estacionamento rotativo ou parquímetro com cartão de crédito ou débito, ou ainda por meio de aplicativo? Essas facilidades já ocorrem no Centro de Gravataí. São 12 parquímetr (...)

Novo estacionamento rotativo (Itapema/SC)

Uma das cidades que mais recebe turistas no Litoral Norte, Itapema passará a contar com um sistema de estacionamento rotativo em suas principais ruas e avenidas. O projeto de lei, de autoria do munic (...)


Seja um associado Sindepark