Brasil está entre países menos preparados para carros autônomos

carroautonomo-830

O Brasil é o 17º mercado mais preparado para o uso de veículos autoguiados. A informação é do primeiro Índice de Prontidão para Carros Autônomos, elaborado pela KPMG. À primeira vista, a notícia parece boa, mas o ranking estudou apenas 20 nações e, desta forma, o mercado nacional está entre os últimos colocados, à frente apenas da Rússia, México e Índia – regiões conhecidas pelo trânsito caótico.

Para construir o índice, a consultoria levou em conta quatro pilares que considera fundamentais para o avanço da tecnologia: aceitação do consumidor, tecnologia e inovação, infraestrutura e, por último, política e legislação. O Brasil se saiu melhor no primeiro quesito, ocupando a 14ª colocação na aceitação do cliente.

“Em termos de regulação, ainda não observamos discussões sobre o tema no Brasil, entretanto, o novo programa automotivo do governo, o Rota 2030, poderá incluir alguns tópicos relacionados a veículos autônomos”, observou em comunicado da KPMG Mauricio Endo, sócio da área de infraestrutura da empresa no Brasil.

A questão é que, com a interrupção do processo de aprovação do Rota 2030, o desenho de uma legislação para carros autônomos fica mais distante. Na avaliação da empresa, o país mais preparado para a tecnologia é a Holanda. Atrás aparecem Cingapura e Estados Unidos.

Fonte: revista Automotive Business, 26 de fevereiro de 2018

Aplicativo móbile (Campinas/SP)

O Parque D. Pedro Shopping acaba de lançar mais uma novidade que vai facilitar a vida dos clientes. A partir de agora é possível efetuar o pagamento do estacionamento através do Aplicativo Mobile de S (...)

Estacionamento da discórdia (Montes Claros/MG)