Brasil e Argentina assinam acordo para uniformizar normas regulatórias de veículos

carros-988

O Brasil e a Argentina assinaram, dia 24, um memorando de entendimento para viabilizar a convergência de normas regulatórias de veículos entre os dois países. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para revisar regras de segurança, emissões de poluentes e sonoras, eficiência energética e especificação de autopeças. O memorando foi assinado pelos ministros do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, e pelo ministro da Produção da Argentina, Dante Enrique Sica, em Brasília.

A princípio, o grupo de trabalho deve tratar primeiro das 31 normas diferentes relativas à segurança durante seis meses. Depois desse período, pretende avançar sobre os demais temas.

“O memorando vai possibilitar que as equipes do Brasil e da Argentina já comecem os trabalhos, para que tenhamos regulamentos similares para o setor automotivo. Temos a expectativa de que, com o ambiente de negócios melhor, possamos ter mais investimentos”, declarou o ministro Marcos Jorge.

O debate sobre a uniformização das regras se intensificaram no ano passado. A Argentina tornaria o controle de estabilidade (ESC) obrigatório no começo deste ano para carros novos, mas decidiu adiar a medida para2020, afim de se alinhar com o cronograma do Brasil.

Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, o acordo representa um passo importante para aprofundar mais as relações entre os dois países, principalmente no que diz respeito à integração produtiva entre as indústrias.

Fonte: UOL, 27 de agosto de 2018

Estacionamentos e as soluções para a mobilidade

Por Jorge Hori* - Diante dos congestionamentos, algumas pessoas têm buscado soluções alternativas, com apoio governamental e empresas dispostas a investir para oferecer as condições alternativas. Há s (...)

Participe da 7ª edição do Congresso da Abrapark