BH pode ter cinema ao ar livre em agosto

Belo Horizonte deve começar a ter drive-ins, para exibição de filmes, em agosto. A expectativa é a de que os primeiros sejam instalados nos estacionamentos do Expominas, no bairro Gameleira, e de uma faculdade no Buritis, ambos na região Oeste. Para colocar a ideia em prática, a prefeitura precisa sancionar projeto de lei que regulamenta a atividade, aprovado pela Câmara Municipal na última semana. O formato é considerado alternativa mais segura às salas tradicionais de cinema, por serem montados em áreas abertas, e o público permanece dentro dos carros.
Na região metropolitana, dois espaços semelhantes funcionam em Nova Lima. Um terceiro deverá ser implantado nos próximos dias na cidade, no Vila da Serra. Na capital, o protocolo de funcionamento dos drive-ins foi divulgado dia 15, pela PBH. Com a lei sancionada, a abertura poderá ser imediata, desde que sigam as regras estipuladas: locais abertos e cercados, máximo de quatro pessoas em cada veículo, que deverá manter distância de 1,5 metro dos demais carros. Alimentos não poderão ser vendidos por lá. O ocupante só poderá sair do automóvel para ir ao banheiro.
Os espaços previstos no Expominas e na faculdade do bairro Buritis serão geridos pela Autocine Brasil.
SALAS
Maior rede de salas de exibição de Belo Horizonte, que montou os drive-ins no Mix Garden e no Alphaville, em Nova Lima, a Cineart também se organiza para aderir ao formato. A expectativa é a de abrir drive-ins nos estacionamentos dos shoppings onde funcionavam os cinemas. As salas estão fechadas desde a segunda quinzena de março e vários funcionários entraram de férias ou tiveram contratos de trabalho suspensos. Secretário municipal adjunto de Cultura, Gabriel Portela revela que um protocolo para reabertura dos cinemas deve ser divulgado nos próximos dias.
A formulação dos requisitos de segurança é encabeçada por um grupo de trabalho formado por exibidores, realizadores e coordenadores de festivais. O anúncio das diretrizes, porém, não significará o funcionamento imediato desses espaços. “O documento serve para se prepararem para retornar quando houver condições”, destaca. Grupos de trabalho também estudam os protocolos para retomada de teatros, espaços de shows, dentre outros.
Fonte: Hoje em Dia - Horizontes - MG - 18/07/2020