Aumenta número de imóveis sem garagem em São Paulo

predioscentro-516

Acompanhando a tendência de menor uso de carros, principalmente pelas novas gerações, a cidade de São Paulo recebeu 166 empreendimentos sem garagem nos últimos dez anos. É o que indica uma pesquisa do portal Zap divulgada com exclusividade pelo DCI.

A construção da maior parte dos imóveis aconteceu na região central. Lá, o bairro da Sé recebeu 1.798 apartamentos sem vagas nos últimos cinco anos, superando Bela Vista (1.179) e República (961). Juntas, as três regiões concentraram 63% do total de unidades desse tipo. Na zona leste, o destaque ficou com a Vila Prudente (866 apartamentos). Nas zonas oeste e sul, os bairros líderes foram Barra Funda (1.196) e Campo Limpo (1.022).

Na avaliação de Cristiane Crisci, gerente de inteligência de mercado do Grupo ZAP, a tendência é que esse tipo de imóvel ganhe cada vez mais espaço no mercado. Isso porque as pessoas mais jovens estão abrindo mão dos carros e buscando apartamentos próximos a pontos de ônibus e estações de metrô. De acordo com pesquisa realizada pela Deloitte em2016, anecessidade de ter um veículo era questionada por 55% das pessoas que, naquele ano, usavam serviços de carro compartilhado, como o Uber, no Brasil. Entre os jovens das gerações Y (nascidos nos anos 80) e Z (nascidos depois de 1990), esse número chegava a 62%.

Pequeno porte

O tamanho médio dos apartamentos sem vaga na garagem não é grande. Para as unidades com um dormitório, a média é de32 m2. Para as unidades com dois dormitórios, a média de44 m2.

Fonte: DCI - 11/08/2018

Estacionamento eólico

A administradora de estacionamentos Indigo, que pertence ao grupo francês Vinci, vai investir de R$ 50 milhões a R$ 150 milhões em energia eólica no Brasil. A empresa firmou uma parceria com a gerador (...)

Governo vai facilitar renovação da CNH