Área é assumida por empresa em troca da abertura de vagas de estacionamento (Mogi Guaçu/SP)

Vagas de estacionamento serão abertas em alguns pontos, sendo algumas delas fruto de parceria com a iniciativa privada. A empreitada mais recente contemplará a Praça Sorocaba, no Jardim Santo Antônio, que terá zeladoria assumida pela Nova Guaçu Materiais para Construção, localizada em frente à área.

De acordo com o decreto, o estacionamento será de uso da população em geral, com a construção de 11 vagas, havendo vagas reservadas para portadores de deficiência física e idosos. Deve haver ainda a delimitação de vagas para estacionamento de motocicletas.

Em contrapartida, compete à empresa a limpeza e conservação do local e, além disso, a doação de lixeiras, instalação de placas informativas/educativas, além de iluminação e manutenção de bancos. A supervisão do cumprimento das medidas compete à Saama (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente).

Para o responsável pela Pasta, Marcelo Vanzela Sartori, este tipo de parceria é muito importante porque garante ao Município o zelo da área por uma empresa que, por sua vez, também acabará por ajudar a fiscalizar. Ele atenta que são muitas as praças e áreas verdes e, com isto, este tipo de parceria é importante para garantir intervenções nestes locais, todas com supervisão da Saama.

A abertura de vagas não é vista com nenhuma ressalva, porque não implica a retirada de árvores nem traz problemas ao trânsito. Por sua vez, o próprio prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania) atentou que a falta de vagas de estacionamento é queixa constante de motoristas e não se trata de um problema apenas observado na região central. “Já abri vagas na praça em frente ao Cerâmica Clube, onde era proibido estacionar, e estamos analisando outras áreas em que se possa fazer o mesmo, inclusive em avenidas”, frisou.
Fonte: Gazeta Guaçuana - Mogi Guaçu - Cidade - SP - 20/11/2021