Área Azul multa um motorista a cada dois minutos e meio (Americana/SP)

A cada dois minutos e meio, um motorista foi multado na nova Área Azul de Americana nos primeiros dez dias de penalidades válidas. É o que revela o balanço inaugural de multas desde que o sistema foi terceirizado. O novo estacionamento rotativo quase quadruplicou o número de vagas (de 600 para 2.020) e aumentou a fiscalização, que agora é feita pela empresa Estapar.

O relatório foi fornecido pela administração ao LIBERAL. De 26 de agosto a 5 de setembro, 2.244 infrações foram flagradas, média de 224 por dia. São motoristas que estacionaram sem pagar ou que ficaram mais que o tempo permitido, por exemplo. Como a Área Azul funciona nove horas por dia (das 9 às 18 horas), a média é de 24 multas por hora, ou uma a cada dois minutos e meio. Se todo mundo que foi autuado pagar os R$ 195,23 da penalidade, a prefeitura vai arrecadar R$ 438 mil só com esses dez dias de fiscalização.

O valor é também maior que o dobro de tudo que a Estapar arrecadou em julho (R$ 208 mil, segundo o dado mais recente disponível no Portal da Transparência municipal).

Fonte: O Liberal - Americana - SP - 25/09/2019