Após pressão de comerciantes, Balneário Camboriú instala Zona Azul (SC)

camboriucentro-264

A prefeitura de Balneário Camboriú prepara um edital de licitação para reinstalar a Zona Azul que prevê um contrato de apenas seis meses, com sistema simples e sem inovações tecnológicas.

A medida foi a solução encontrada para atender à pressão dos comerciantes e ganhar tempo até adequar a proposta original - com exigências como o sensor de estacionamento - às alterações determinadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Balneário Camboriú está há mais de um ano sem estacionamento rotativo, desde que a prefeitura rompeu com a concessionária Dom Parking por quebra de contrato.

O modelo licitatório já vinha sendo questionado pelo TCE, o que levou a um novo estudo sobre a implantação da Zona Azul. A proposta apresentada pela prefeitura ao TCE recebeu críticas do Observatório Social pelo preço previsto: até R$2,50 ahora, um valor 70% maior do que em cidades como Itajaí e Blumenau. O que pesou no valor de referência foi a exigência de um sistema mais moderno, que permita melhor controle das vagas.

A alternativa de um primeiro contrato mais simples e curto deve permitir que a Zona Azul volte a funcionar ainda neste verão - contando que não haja contratempos no processo licitatório. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sem o estacionamento rotativo o comércio de rua teve queda de 10% a 15% nas vendas.

Fonte: Diário Catarinense - SC - 03/11/2017